TRE-RO abriu exposição “86 Anos do Voto Feminino e a Mulher nos Espaços de Poder”
Além da exposição, o órgão exibiu um vídeo sobre o tema
Na tarde da última terça-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) abriu a exposição “86 Anos do Voto Feminino e a Mulher nos Espaços de Poder”. Além da mostra, houve a exibição de um vídeo sobre o tema, no auditório do órgão, em Porto Velho.
A apresentação dos totens com o breve histórico político e social das mulheres nos espaços tidos como masculinos e a exibição do vídeo serviram para destacar a representatividade da mulher no Brasil e em Rondônia, em vários segmentos profissionais, sobretudo na participação político-democrática, bem como nas áreas da magistratura e educação de nível superior, que teve como destaque as destemidas mulheres:
1. Desembargadora Zelite Andrade Carneiro - primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO) e do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, foi corregedora-geral e procuradora-geral de justiça do Ministério Público Estadual rondoniense.
2. Desembargadora Ivanira Feitosa Borges - primeira juíza de direito do TJ/RO e do TRE/RO, foi corregedora-geral de justiça, corregedora e presidente do TRE/RO.
3. Juíza Sandra Aparecida Silvestre de Farias Torres - magistrada do TJ/RO. Atuou como juíza de direito internacional no Timor Leste. Atualmente ela é juíza auxiliar da Corregedoria-Geral do Conselho Nacional de Justiça.
4. Juíza Maria Abadia de Castro Mariano Soares Lima - magistrada do TJ/RO. Foi servidora do Poder Judiciário de Rondônia de 1986 a 1992.
5. Juíza Federal Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral – primeira mulher rondoniense a ocupar o cargo de magistrada da Justiça Federal. Foi promotora de justiça em Rondônia de 2009 a 2011. Atualmente diretora do Foro da Seção Judiciária em Rondônia.
6. Advogada Josélia Valentim da Silva - primeira juíza membro da Corte Eleitoral, da classe dos juristas, por dois biênios consecutivos, no período de 2001 a 2005.
7. Janilene Vasconcelos de Melo - primeira mulher a governar o Estado de Rondônia, em substituição ao governador Jorge Teixeira.
8. Fátima Cleide Rodrigues da Silva - primeira mulher eleita senadora do Estado de Rondônia.
9. Odaísa Fernandes – uma das primeiras deputadas eleitas pelo Estado de Rondônia, em 1986, destacando-se na política nos cargos de vereadora, deputada federal e vice-governadora.
10. Em memória, Rita Furtado – professora e jornalista, primeira mulher a ocupar o cargo de deputada federal pelo Estado de Rondônia.
11. Em memória, Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos – primeira mulher a ser eleita prefeita na Amazônia, em 1982, pelo Município de Espigão do Oeste. Eleita deputada estadual por quatro mandatos e prefeita por mais dois mandatos.
12. Joselita Araújo – uma das primeiras deputadas eleitas pelo Estado de Rondônia, em 1986. Foi vereadora e prefeita do Município de Ouro Preto do Oeste.
13. Aliete Morhy – primeira vereadora eleita pelo Município de Guajará-Mirim, em 1972. Foi procuradora-geral do estado.
14. Em memória, Marise Castiel – primeira vereadora eleita pelo Município de Porto Velho, em 1976. Exerceu relevante papel na área da educação em Rondônia.
15. Defensora pública Liliane Torres Mansur Amaral - primeira juíza substituta da Corte Eleitoral, da classe dos juristas.
16. Maria Berenice Alho da Costa Tourinho - primeira reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Mestre em serviço social e doutora em psicologia social e do trabalho.
17. Eunice Johnson – primeira mulher negra a ingressar na Unir. Graduada em filosofia e mestre em psicologia social.
18. Indira Simionatto Stédile Assis Moura – primeira surda mestre em letras da região norte. Foi a primeira presidente da Associação dos Surdos de Porto Velho.
19. Idelzuita da Silva – servidora da Unir, desde 1985. Atua no departamento de medicina e participa ativamente da formação dos acadêmicos de medicina da Unir.
Reconhecendo a valorosa atuação delas, o Tribunal prestou homenagem e, no momento da solenidade, entregou as placas comemorativas dos “86 anos do Voto Feminino e a Mulher nos Espaços de Poder” às mulheres mencionadas.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO