Seja um mesário voluntário nas eleições de 2012
A realização das eleições somente é possível com o auxílio dos cidadãos.Dentre as várias formas de contribuir com a Justiça Eleitoral, está a de mesário. A atividade de mesário consiste no trabalho nas mesas receptoras de votos, quando da realização de uma eleição.
VANTAGEM EM SER MESÁRIO
A principal é a de estar contribuindo com a promoção da democracia. Por outro lado, quem trabalha como mesário tem garantido o direito à folga no trabalho, contada em dobro dos dias que contribuiu com a Justiça Eleitoral. Esse direito vale para todos os trabalhadores, seja da iniciativa privada ou pública.
Vale dizer também, que a participação nas atividades eleitorais é contada em vários Concursos Públicos, como o de ingresso na Justiça Eleitoral, como critério de desempate.
Os acadêmicos de faculdades conveniadas com a Justiça Eleitoral podem exercer atividade extracurricular na condição de mesários nas eleições. Além de possibilitar atividade de extensão aos acadêmicos, o projeto possibilita que as eleições sejam realizadas com maior número de voluntários.
Aqueles que tiverem interesse em ser um mesário voluntário é só se dirigir a uma zona eleitoral ou acessar o site do TRE-RO (www.tre-ro.jus.br), onde há um link específico com todas as informações sobre as atividades do mesário voluntário e ainda um formulário para preenchimento dos interessados.
QUEM NÃO PODE SER MESÁRIO
- Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive o cônjuge;
- Os membros dos diretórios de partidos políticos se exercerem função executiva;
- As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
- Os servidores da Justiça Eleitoral ou que esteja à serviço desta;
- Não podem compor uma mesa receptora servidores da mesma repartição pública ou empresa privada ou que tenham entre si parentesco em qualquer grau.