Terceiro Encontro dos Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais - CODEJE
3ª Reunião do Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE)
Aconteceu no último dia 3 de abril, no Hotel Continental, em Canela, na Serra Gaúcha, a 3ª Reunião do Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), das 27 escolas judiciárias eleitorais de todo o país, 25 delas se fizeram presentes, através de seus gestores.
A abertura foi feita pela presidente do TRE-RS e diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), desembargadora Elaine Macedo. Além dela, o presidente do CODEJE e do TRE-AL, desembargador Luciano Guimarães Mata, compôs a mesa que deu início aos trabalhos.
É a primeira vez que o Rio Grande do Sul sedia o encontro. Após a abertura, os participantes assistiram à palestra do professor de direito eleitoral da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (FESAC), Djalma Pinto, cujo tema era "Pesquisas eleitorais e manipulação do eleitorado".
O Renomado palestrante afirmou que não se pode confiar totalmente nas pesquisas, porque a compra de votos ainda é muito comum no Brasil, apesar dos esforços da Justiça Eleitoral para coibir essa prática e que "é claro que as pesquisas podem alterar os rumos das eleições, temos alguns exemplos de candidatos que saíram fortemente prejudicados por causa da divulgação desses levantamentos".
A reunião seguiu com palestras ministradas pelo juiz Ingo Wolfgang Sarlet (TRE-RS) e pelo desembargador Alberto Delgado Neto, entre outras atividades.
O objetivo das Escolas Judiciárias Eleitorais é promover e difundir o conhecimento nas áreas de interesse da Justiça Eleitoral por meio de cursos, ciclos de debates e palestras. Além disso, as EJEs são responsáveis pelas ações de responsabilidade social e cidadania. Suas atividades têm como público alvo os servidores, magistrados e os jovens eleitores do futuro.
Carta de Canela: http://apps.tre-ro.jus.br/codeje/documentos/carta-de-canela/view
Fonte: TRE-RS- TRE-PA com edição