TRE de Rondônia e de mais oito estados testam sistema de registro de candidaturas

TRE de Rondônia e de mais oito estados testam sistema de registro de candidaturas
Desembargador Moreira Chagas (de gravata) com o coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José Cruz (d) e servidores dos outros 9 TREs

Técnicos das áreas judicial e de tecnologia da informação de nove Tribunais Regionais Eleitoral da região Norte e parte da região Centro Oeste estão realizando, no TRE de Rondônia, o teste em campo, para verificar o funcionamento do sistema de registro de candidaturas.  O objetivo deste teste é verificar eventuais problemas no funcionamento do sistema de registro de candidatura, uma espécie de nave-mãe que alimenta outros setores e sistema do Tribunal no período eleitoral.

O teste do sistema Cand-ex faz parte dos atos preparatórios do cronograma das eleições gerais de outubro próximo e reúne em Rondônia desde esta segunda-feira, dia 12, até hoje, sexta-feira, dia 16, técnicos das áreas judicial e da tecnologia da informação dos TREs do Pará, Amapá, Roraima, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Tocantins.

De acordo com Áurea Cristina, Secretária Judiciária e de Gestão da Informação do TRE-RO, durante os testes será possível aferir o funcionamento do sistema em operações como o cadastro e candidatos, distribuição do horário eleitoral, eventual substituição de candidatos e verificação de foto dos candidatos na urna eletrônica. “Com este teste estaremos verificando a parte lógica do ponto de vista legal e da celeridade do sistema, do qual dependem vários outros segmentos da nossa estrutura”, acentua Áurea.

O sistema Cand-ex auxilia também no gerenciamento de ações como prazos a serem cumpridos, vagas remanescentes, condições de elegilibidade e resultado de julgamentos.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RO, o analista Domingos Sávio realça a importância do teste, argumentando que, embora o sistema seja interligado a Secretaria de tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os TRE trabalha com suas peculiaridades e em bases de dados próprias. “Essa interação com os técnicos de outras regionais nos permite compartilhar soluções para problemas comuns”, reitera.

O coordenador de Sistemas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Cruz, assegura que os testes foram realizados com êxito e elogiou a receptividade e disposição para o trabalho demonstrada pelos servidores do TRE de Rondônia. “O sistema de registro de candidatos está pronto. Ainda temos alguns ajustes, mas se fosse necessário iniciar o registro de candidatura hoje, o sistema já está em plena capacidade”, reiterou José Cruz.

Ao acompanhar aos trabalhos dos técnicos, na manhã desta sexta-feira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Moreira Chagas afirmou que, superado a fase da atenção ao cadastramento do eleitor, concluído na última quarta-feira, dia 7, o TRE-RO volta sua atenção agora para o cronograma do registro de candidaturas. “Daí a importância desse teste em conjunto com os Tribunais da região Norte e parte da região Centro Oeste”, pontuou.

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido