TRE-RO diploma Patrulheiros Eleitorais
Aconteceu às 15h da última terça-feira (16), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, em Porto Velho, a cerimônia de entrega dos certificados aos alunos do projeto Patrulha Eleitoral das Eleições 2016.
O evento contou com a presença do presidente do TRE-RO, desembargador Rowilson Teixeira, da diretora geral e secretária da Escola Judiciária Eleitoral - EJE, Elizeth Mesquista, do juiz membro Jorge Luiz Gurgel do Amaral, o promotor eleitoral do MPE/RO, Héverton Alves de Aguiar e do membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB - Seccional Rondônia, advogado Renato Spadoto Righetti.
Os alunos da capital e de Candeias do Jamari participantes do projeto são das escolas: João Bento da Costa, Daniel Neri da Silva, Jesus Burlamaqui Hosannah, Tiradentes, Carlos Drumond de Andrade, Castelo Branco, Major Guapindaia, Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Dom Bosco, Oswaldo Piana e Brasília. Além desses, 9 alunos da Escola General Osório, do Baixo Madeira, também foram capacitados e receberam certificação no último sábado (13).
Com o certificado, os alunos tornam-se patrulheiros da cidade podendo fazer denúncias contra irregularidades no pleito eleitoral 2016. De acordo com a secretária da EJE, Elizeth Mesquita, esses alunos foram selecionados nas escolas da capital com o objetivo de capacitá-los como jovens fiscalizadores de suas comunidades, onde estarão aptos a denunciar possíveis fraudes políticas e propagandas irregulares de candidatos.
Durante a cerimônia, foram feitas homenagens pela EJE aos ex-servidores e idealizadores do projeto Patrulha Eleitoral, Péricles José Queiroz e Luciano Olavo da Silva que também é autor do Hino Tema do Eleitor do Futuro, além de apresentações com depoimentos de ex-membros da Patrulha Eleitoral.
Ao todo, são 500 alunos inscritos no projeto de maneira voluntária, dentre estudantes da rede pública e privada de Porto Velho, Candeias do Jamari e Baixo Madeira, os quais poderão acompanhar a conduta dos candidatos e auxiliar na fiscalização do fiel cumprimento das normas que regem as eleições.
Patrulha Eleitoral
O projeto colabora para a coibição de antigas práticas escusas que tendem a viciar a liberdade do voto durante as campanhas eleitorais, bem como de fiscalizar a atuação dos eleitos, complementando o ciclo de aprendizado para a cidadania plena, em que não se resume apenas ao direito/dever de votar e escolher seus representantes, mas principalmente de acompanhar as suas atividades delegadas.
Os patrulheiros poderão fiscalizar e denunciar práticas ilícitas, como compra de votos e campanha política no dia das eleições, na comunidade onde moram e em outros locais do município.
O aluno também se torna qualificado para esclarecer como é importante aos demais eleitores estarem bem informados sobre seus candidatos, na hora do voto responsável, e prestar atenção aos que são acusados de crimes eleitorais.
Seção de Comunicação Social TRE-RO