TRE sorteia urnas eletrônicas que serão auditadas em votação paralela
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia sorteou as três urnas eletrônicas do Estado que serão utilizadas no procedimento de segurança e auditoria durante o domingo de eleição.
O sorteio ocorreu às 9 horas deste sábado, no auditório do TRE-RO, em cerimônia aberta ao público. A cerimônia foi conduzida pelo corregedor regional eleitoral e presidente da comissão da votação paralela, desembargador Walter Waltenberg, que foi acompanhado pelo Presidente do Tribunal, desembargador Rowilson Teixeira, e pelos auditores contratados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
As urnas sorteadas são de Porto Velho, Corumbiara e Nova União. Na Capital a urna que será auditada pertence a 6ª Zona Eleitoral, seção 13 e tem 265 eleitores. A de Corumbiara, da 16ª Zona Eleitoral, no colégio Osvaldo Piana, seção 79, com 327 eleitores, e a última urna a ser sorteada foi a de Nova União, do colégio Marcos Adriano Issler, seção 36 com 306 eleitores.
A votação paralela é um procedimento simples de auditoria das urnas eletrônicas e tem como objetivo comprovar o correto funcionamento dos seus programas, de forma a demonstrar publicamente que os votos digitados não sofrem qualquer alteração. O procedimento da Votação Paralela consiste, basicamente, na inserção de votos em duas urnas de seção sorteadas, uma da capital e outra do interior, com votos preenchidos previamente por representantes da sociedade.
No encerramento da votação, às 17 horas, o resultado obtido em cada uma das urnas eletrônicas é comparado com o resultado obtido no Sistema de Auditoria, que também é alimentado com os mesmos votos.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO