TRE-RO cria projeto que prepara servidores para a aposentadoria
TRE-RO cria projeto que prepara servidores para a aposentadoria

O objetivo do programa é aperfeiçoar as práticas de valorização dos servidores, tendo em vista a educação para a aposentadoria
A Justiça Eleitoral de Rondônia, ao longo do tempo, passou a criar institutos legais para o benefício da saúde e bem-estar de seus servidores. Com o passar dos anos, foi percebida a necessidade de prepará-los para a aposentadoria e foi editada a Portaria n. 262/2014 da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral, a qual instituiu a política de Qualidade de Vida no Trabalho - QVT.
As diretrizes institucionais estabelecidas pelo TRE-RO servem para implementar diversas ações destinadas a educação de servidores, visando o processo de aposentadoria, denominado “Segundo Turno”. Atividades informativas, formativas, integrativas e vivenciais são organizadas com o objetivo de fazer com que o servidor participante adote hábitos, comportamentos, planejamentos e condições pessoais, familiares, sociais e financeiras apropriadas para o desfrute desse nobre direito.
As ações de educação para a aposentadoria terão formato continuado, intensivo, coletivo e informativo. Além disso, o programa Segundo Turno será desenvolvido pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal, por meio de grupo de trabalho composto por dois facilitadores e três integrantes de apoio.
De acordo com a Política Nacional do Idoso, “é competência de órgãos e entidades públicas criarem e estimularem a manutenção de programas de preparação para a aposentadoria nos setores públicos e privados, com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento”. Por essa razão, foi criado o projeto Segundo Turno, o qual visa facilitar a construção de conhecimento por meio de ações educativas inseridas no Programa de Preparação para a Aposentadoria - PPA, que se concretizará no decorrer de nove encontros.
Objetivo estratégico
A finalidade do programa está em aperfeiçoar as práticas de valorização dos servidores, tendo em vista que a preparação para a aposentadoria é um processo de educação para a vida inteira. Por esse motivo, todos os servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, independentemente de idade ou tempo de serviço, serão convidados a participar das oficinas.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO