Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia apresenta programa Patrulha Eleitoral à Vereadora Cristiane Lopes
A Secretária da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Elizeth Afonso de Mesquita, auxiliada pela servidora Juliana Hernandez de Figueiredo, reuniu-se com a Vereadora Cristiane Lopes na tarde desta última quarta-feira (22), para apresentar os programas Patrulha Eleitoral e Gincana da Cidadania.
Durante a reunião foram apresentados vários materiais didáticos utilizados nos programas eleitorais, que demonstram como funciona a dinâmica da Patrulha Eleitoral e Gincana da Cidadania. Também foi mostrado o vídeo explicativo da Patrulha Eleitoral que foi utilizado em uma conferência na Índia, pela Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Elizeth Mesquita ressaltou, durante o encontro, a importância de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis quanto aos resultados de seus votos, e da maior proximidade com seus representantes eleitos.
Ainda na reunião foi apresentado o projeto Quartas Eleitorais, voltado ao segmento acadêmico, no qual, acadêmicos e palestrantes realizam debates com temas voltados para a política.
Patrulha Eleitoral
O objetivo principal do projeto é a capacitação de jovens do ensino médio, na qualidade de voluntários da Patrulha Eleitoral. A formação será oferecida por este TRE e abordará cidadania, participação política do cidadão, Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com ênfase nas atribuições dos vereadores e prefeitos. Ao final, o jovem será capaz de atuar como multiplicador do conteúdo em sua escola e comunidade, bem como fiscal dos eleitos, atuando diretamente dentro da casa legislativa, adotando um vereador e acompanhando suas atividades.
Gincana da Cidadania
Assim como o Patrulha Eleitoral, a Gincana da Cidadania, que também integra o programa Eleitor do Futuro, surgiu da necessidade de esclarecer e informar mais estudantes, com a finalidade de formar cidadãos conscientes da importância da participação política e de despertá-los para uma postura mais proativa antes e depois da escolha dos candidatos nas eleições.
O público participante será de no máximo 10 (dez) escolas, com uma equipe de até 20 (vinte) alunos na faixa etária de 12 (doze) a 15 (quinze) anos de idade. A coordenação será atribuída ao professor da própria escola que aderir ao projeto.
EJE - Escola Judiciária Eleitoral