TSE faz videoconferência com TREs sobre segurança do voto informatizado e combate às fake news
Todos os cidadãos, partidos políticos, candidatos e a imprensa estão convidados a participar dos procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas
Os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do todo o Brasil, sob a coordenação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, realizaram nesta semana uma videoconferência nacional para tratar da segurança do voto informatizado, das urnas eletrônicas e do combate às notícias falsas nas Eleições 2018.
No início da reunião, a presidente do TSE apresentou uma nova página no Portal da Justiça Eleitoral de esclarecimentos sobre as notícias falsas nas Eleições 2018 e expôs a importância dessa ferramenta no combate às “fake news’’.
Durante a exposição dos presidentes, foi abordada a necessidade de uma ampla campanha de esclarecimento da sequência de votação na urna eletrônica, além da necessidade de manter e ampliar o acompanhamento, pelas equipes técnicas dos Tribunais Regionais Eleitorais com apoio de órgãos da segurança pública, nas redes sociais sobre as informações falsas que circulam na internet.
A Justiça Eleitoral também fará uma campanha sobre esclarecimento das “fake news” com ampla divulgação nas redes sociais e links patrocinados, com apoio da imprensa nacional e estadual.
O presidente do TRE-RO, desembargador Sansão Saldanha, apresentou a estrutura da Coordenação de Segurança das Eleições (Cose) que foi utilizada para o combate às notícias falsas em Rondônia, as providencias adotadas pelo Tribunal para normalidade do pleito e alguns números do 1º turno das Eleições Gerais 2018.
Os presidentes dos TREs se reunirão com a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, na próxima segunda-feira (22), em Brasília, para planejar as ações da Justiça Eleitoral sobre a segurança do voto informatizado, das urnas eletrônicas e o combate às notícias falsas no segundo turno das Eleições 2018.
Segurança do Voto Informatizado e Auditoria de Urnas Eletrônicas
Os cidadãos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público Eleitoral (MPE), o Ministério Público de Rondônia (MP/RO), os partidos políticos, os candidatos e a imprensa estão todos convidados a participar dos procedimentos de segurança do voto informatizado e da auditoria das urnas eletrônicas no segundo turno das Eleições 2018.
Confira AQUI as datas, os municípios e os horários das cerimônias de carga e lacração de urnas eletrônicas em Rondônia.