Memória Eleitoral: a 27ª Zona Eleitoral – Governador Jorge Teixeira e Theobroma
A 27ª Zona Eleitoral possui 15.705 eleitores aptos a votar, e cada um dos municípios que ela abrange possui 32 seções eleitorais e 6 locais de votação

Com um nome que homenageia o criador e primeiro governador do Estado de Rondônia, o Município de Governador Jorge Teixeira surgiu de um Núcleo de Apoio Rural denominado Pedra Branca, que integrava o Projeto de Colonização Padre Adolfo Rohl. Governador Jorge Teixeira teve sua instalação no dia primeiro de janeiro de 1983, e tem sua economia baseada na agropecuária.
Theobroma
O Município de Theobroma surge, também, como um Núcleo Urbano de Apoio Rural do Projeto de Colonização Padre Adolfo Rohl. Esse município leva o nome Theobroma devido ao cacaueiro que, cientificamente, chama-se theobroma cacao, árvore cultivada na região.
27ª Zona Eleitoral
No ano de 1995, a 10ª Zona Eleitoral deu origem à 27ª ZE, que ficou, então, responsável por mais da metade dos eleitores do Município de Jaru e alguns de seus distritos. Apesar de sua sede ainda estar localizada em Jaru, após o rezoneamento essa Zona passou a ser responsável apenas pelos Municípios de Governador Jorge Teixeira e Theobroma.
A 27ª Zona Eleitoral possui 15.705 eleitores aptos a votar, e cada um dos municípios que ela abrange possui 32 seções eleitorais e 6 locais de votação. Dos 12 locais, no total, 9 estão localizados na zona rural, o que torna a realização dos pleitos um desafio. Em conjunto com a zona rural, a 27ª Zona Eleitoral atende também a aldeia indígena Uru Eu Wau Wau.
Essa zona conta com uma equipe de quatro servidores, e tem como juiz eleitoral Alencar das Neves Brilhante, como promotor eleitoral Fábio Rodriga Casarilton Freire Teixeira e como chefe de cartório Vitor Eidi Shibukawa.
O Cartório da 27ª Zona Eleitoral fica localizado no Município de Jaru, rua Princesa Isabel, nº 1028, bairro Setor 2. O telefone para contato é o (69) 3521-1366 e o e-mail para contato é o zon027@tre-jus.br.
Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portal da Prefeitura de Theobroma, portal do TSE, portal do TRE-RO, livro “Como Sentinelas Avançadas – a Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, Cartório da 27ª Zona Eleitoral.