Memória eleitoral: a 18ª Zona Eleitoral de Rondônia – Alvorada D’Oeste e Urupá
A 18ª Zona Eleitoral de Rondônia possui 21.437 eleitores aptos a votar e possui um total de 112 seções
Anteriormente denominada Linha 52 devido sua localização na BR 429, Alvorada d’Oeste surge da necessidade de assentamento das famílias vindas principalmente da região Sul do país. Em 1979, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entrega os primeiros lotes na região, delimitando uma área de 80 hectares para o espaço da cidade, hoje expandidos para 120. O município tem como base econômica os setores agrícola e pecuário.
Urupá
Desmembrado dos Municípios de Ouro Preto do Oeste e Alvorada D’Oeste no ano de 1992, Urupá origina-se do Projeto de Assentamento Urupá, posteriormente adicionado ao Projeto de Assentamento Tancredo Neves. A economia do município tem como base a agropecuária, com destaque para a criação de rebanhos bovinos.
18ª Zona Eleitoral
Em 6 de outubro de 1987 ocorre a instalação da comarca do Município de Alvorada D’Oeste e, no mesmo ano, Rubens de Vasconcelos Martins é determinado o primeiro juiz eleitoral da 18ª Zona.
A 18ª Zona Eleitoral de Rondônia possui 21.437 eleitores aptos a votar e abrange os Municípios de Alvorada D’Oeste e Urupá, com um total de 112 seções – 77 e 35 em cada um dos municípios, respectivamente.
Essa Zona tem Dinalva Souza de Oliveira como promotora eleitoral, Simone Melo como juíza eleitoral e Sinesio Farias de Souza como chefe de cartório. Além de contar com outros três servidores na composição da equipe.
O Cartório da 18ª Zona Eleitoral tem sede em Alvorada D’Oeste, na rua Monteiro Lobato, nº 4283, bairro Centro. O telefone para contato é o (69) 3412-2657 e o e-mail para contato é o zon018@tre-ro.jus.br.
Fontes: Portal da prefeitura de Alvorada D’Oeste, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portal da prefeitura de Urupá, portal do TRE-RO e Cartório da 18ª Zona Eleitoral.