Memória Eleitoral: a 5ª Zona Eleitoral de Rondônia – Costa Marques e São Francisco do Guaporé
A Zona é formada por um total de 74 seções, e os dois municípios juntos possuem 19.867 eleitores
Lar do Forte Príncipe da Beira, a história de Costa Marques tem início na foz do rio São Domingos, no Guaporé, local onde havia uma povoação chamada Palmela e onde também se instalou a Missão São José.
Francisco Chianca, um dos seringalistas desbravadores da região do Rio Guaporé, narrou que devido à queda nos preços da borracha no final da Primeira Guerra Mundial, a companhia que financiava os seringalistas se retirou da área, não deixando outra opção senão a fuga do lugar.
No dia 19 de janeiro de 1920, por meio de relatos de Francisco Chianca, sabe-se que Espiridião da Costa Marques descia o Rio Guaporé, com destino ao Posto Fiscal de Guajará-Mirim e, ao cair da tarde, no Porto da Barra do São Domingos, parou para pernoitar no tapiri de Chianca. O anfitrião, impressionado com a cultura do visitante, após a sua partida escreveu num pedaço de caixa de sabão: Porto Costa Marques, fixando a tabuleta à beira do barranco. Daí surgiu o nome do futuro município de Costa Marques.
O município de São Francisco do Guaporé leva esse nome por estar localizado no Vale do Guaporé, local povoado desde o século XVIII. A região onde seria formado o município, porém, teve sua colonização agrícola apenas com a construção da BR 429 em 1985, quando colonos e madeireiros migram para as margens da rodovia.
Em 1985 surgiu a vila de São Francisco do Guaporé, pertencente a Costa Marques e resultado da criação dos Núcleos de Apoio Urbano, através do desdobramento da BR 429 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), cuja finalidade consistia em apoiar e assentar os agricultores já residentes e os que ali viessem se fixar e viver da agricultura, pecuária e consequentemente da importação e exportação comercial.
Ainda no início da década de 80, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) tinha o desafio de realizar as eleições gerais em 1982, assim a primeira providência tomada para facilitar o pleito foi a de reestruturar a divisão do estado em zonas eleitorais. O Tribunal, então, criou dez novas zonas e entre elas estava a 5ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé.
No ano de 2012, a 5ª Zona teve, a pedido da então presidente do TRE-RO, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, uma nova sede construída. A obra demorou 5 meses e foi inaugurada em 5 de fevereiro de 2013.
A Zona é formada por um total de 74 seções (34 em Costa Marques e 40 em São Francisco do Guaporé) e os dois municípios juntos possuem um total de 19.867 eleitores.
Essa Zona Eleitoral tem como juíza Maxulene de Sousa Freitas, como promotora eleitoral Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, como chefe de cartório Franco Augusto Cardoso e como servidores Carlos Lara Santos, Raimunda Pantoja de Castro e Rosália Wilhelm.
O Cartório da 5ª Zona Eleitoral tem sua sede no município de Costa Marques e fica localizado na Avenida Chianca, nº1159, bairro Centro. O telefone para contato é o (69) 3651-2324 e o e-mail é o zon005@tre-ro.jus.br.
Fontes: Livro – “Como sentinelas avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, portal da Prefeitura de Costa Marques, portal da Prefeitura de São Francisco do Guaporé e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Siga-nos no Twítter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.
Acesse nosso canal no YouTube.