História das Zonas Eleitorais: 2ª Zona – Porto Velho e Itapuã do Oeste
Ao todo, a 2º Zona Eleitoral abrange mais de 107 mil eleitores
Dando prosseguimento à campanha “Memória das Zonas Eleitorais”, hoje falaremos um pouco da história da 2º Zona Eleitoral. Criada em junho de 1945, junto com a 1º Zona, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, atualmente é responsável pela cidade de Porto Velho e Itapuã do Oeste.
O Município de Porto Velho tem seu desenvolvimento inicial em consequência da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no início do século 20, que trouxe consigo as instalações portuárias, residenciais e infraestrutura desse empreendimento da Railway Company – empresa encarregada do serviço, na região amazônica brasileira. Inicialmente, Porto Velho foi criada como um município do Amazonas, transformando-se na capital do Território Federal do Guaporé apenas em 1943.
Atualmente, a 2º Zona Eleitoral é comandada pelo juiz eleitoral Arlen José Silva de Souza. O cartório é responsável por 399 seções, divididas em 44 locais de votação, sendo 38 na cidade de Porto Velho, e 6 na cidade de Itapuã do Oeste, abrangendo o total de 107.913 eleitores aptos a votar. A 2ª Zona Eleitoral está localizada na rua Jacy Paraná, bairro Baixa União, em anexo ao fórum do TRE-RO na cidade de Porto Velho.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO