TRE-RO recebeu visita de representantes do Consulado Italiano
Os agentes diplomáticos foram recebidos pela Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia recebeu, na manhã desta quinta-feira, 16 de dezembro, a visita de agentes diplomáticos da Itália. Foram recebidos pela Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral o Cônsul Geral Filippo La Rosa, a Cônsul Adjunta Livia Satullo e o Vice-Cônsul Cláudio Guastella.
Durante o encontro, o presidente do TRE-RO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia e o corregedor regional eleitoral, Alexandre Miguel, apresentaram as instalações da Justiça Eleitoral rondoniense aos representantes do Consulado Italiano.
Na oportunidade, as autoridades consulares puderam se inteirar sobre a história da Justiça Eleitoral em Rondônia, além do sistema de votação e do processo eleitoral brasileiro.
Outro ponto marcante do encontro foi a troca de experiências sobre a reformulação dos métodos de trabalho para a plena continuidade das atividades essenciais ao atendimento da sociedade e resolução de problemas mesmo em tempos de pandemia.
O presidente do TRE-RO destacou a satisfação em receber a ilustre presença dos agentes diplomáticos. Na visão do desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, foi uma agradável visita, sendo que o TRE-RO, no exercício de suas missões institucionais, também busca o exercício da diplomacia, estando de portas abertas para efetivar boas relações públicas.
Consulado da Itália em Porto Velho
O Vice-Cônsul da Itália em Porto Velho é o empresário Cláudio Alfredo Guastella, empossado no cargo vitalício pelo Cônsul-Geral italiano, Michel Pala. O novo consulado estará na circunscrição de São Paulo, igualmente aos atuantes nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e São Paulo.
A abertura do consulado em Rondônia foi autorizada pelo cônsul Pala, depois de, em abril de 2017, visitar Porto Velho e ver sua importância no contexto social e econômico, além de atender a uma 'exigência' de italianos e italodescendentes, especialmente no sul rondoniense.
O Vice-Consulado da Itália em Porto Velho foi instituído pelo Decreto do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, no 17 de agosto de 2017. Tem jurisdição em todo o Estado de Rondônia e está sob a dependência do Consulado Geral da Itália em São Paulo.
A sede do Vice-Consulado se encontra no bairro Caiari, na rua Duque de Caxias, 590, em um edifício da estrada de ferro, que foi restaurado para a ocasião, e que conserva as caraterísticas da construção originária.
Além da defesa dos interesses nacionais e a proteção dos cidadãos italianos, o Vice-consulado Italiano em Porto Velho tem como prerrogativas: recebimento e transmissão de todos atos, testamentos, renovação de carteira de motorista italiana, autenticação de firma, prova de existência de vida, documentão de renovação de passaporte, vistos, assistência aos italianos em dificuldades, além de guarda dos arquivos dos italianos residentes no Estado, e do arquivo com a firma das autoridades locais.
O vice-consulado também exercita a importante função como ponto de referência para possíveis parcerias comerciais e culturais entre Rondônia e a Itália.
(Obs: As máscaras foram retiradas somente para o registro de fotos)
Seção de Comunicação Social do TRE-RO