Jovens a partir dos 16 anos já podem solicitar o título de eleitor
Embora não seja obrigatório, a Justiça Eleitoral está à disposição para atender os jovens eleitores.

O primeiro voto é o momento no qual jovens os eleitores assumem a responsabilidade de ajudar a definir os rumos da democracia. É também um relevante primeiro passo para assumirem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade em que vivem, ajudando a transformar a realidade que os rodeia.
Segundo o último levantamento da Justiça Eleitoral, há quase 7 milhões de eleitores entre 16 e 20 anos de idade. Desses, 687.381 emitiram seus títulos eleitorais facultativamente, porque têm menos de 18 anos. Ao todo, o Brasil possui, até o momento, 145.914.718 cidadãs e cidadãos aptos a votar.
Votar é um exercício de cidadania e um instrumento de participação popular nos destinos do país. O voto é fundamental e deve ser exercido de forma plena e consciente, fundamentado nas propostas e das ideias dos políticos.
Título Net
Para realizar o alistamento eleitoral, acesse o TítuloNet, e preencha todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
Além dessas informações, a ferramenta pede que sejam anexadas pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da sua identidade.A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação; as duas a seguir são da própria documentação utilizada por você para se identificar na primeira foto; e a quarta é de um comprovante de residência.
O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO
Com informações do TSE