Comissão da Memória do TRE-RO participa do I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
O encontro busca fomentar o registro histórico da memória institucional
A Comissão da Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia participou, na tarde desta terça-feira (18), do I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário. O evento faz parte das comemorações do Dia da Memória (10 de maio) instituído pela Resolução CNJ n. 316/2020. Também participaram do evento o Presidente do STF, Ministro Luiz Fux, e os presidentes dos Tribunais Superiores.
Com o objetivo de incentivar os debates sobre Gestão de Memória nos Tribunais, o evento promoveu a troca de experiências de profissionais das áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, disseminando o conhecimento técnico-científico relativo à política de gestão de memória, que abrange as presentes e futuras gerações.
Durante a abertura, o ministro Humberto Martins saudou a magistratura brasileira, o Conselho Nacional de Justiça e demais órgãos do Poder Judiciário, “registrando assim a importância deste encontro que busca fomentar o registro histórico da Memória Institucional do Poder Judiciário, bem assim, incentivar os debates de gestão de memória nos tribunais além de promover a troca de experiências de profissionais...”É nosso dever, é nossa missão, trazer a luz aos fatos e as personalidades que construíram a identidade das nossas instituições judiciárias, e só podemos fazê-los buscando preservar os nossos bens matérias e imateriais que são registro histórico do passado. Quem não tem passado, não tem presente”, concluiu.
Programação
O encontro contou com quatro palestras de estudiosos da área, com os seguintes temas: 1.Casa da Suplicação do Brasil: o Alvará de 10 de maio de 1808 (Professor Doutor Arno Wehling); 2. O futuro dos museus judiciários: recuperar e reimaginar (Professor Doutor Mário de Souza Chagas); 3. Preservação de páginas web e mídias sociais em cadeia de custódia: identificação, seleção e arquivamento (Professor Doutor Daniel Flores); 4. Acervos digitais e Memória institucional (Professor Doutor Aquiles Alencar Brayner).
Confira aqui os assuntos que foram debatidos durante o I Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO