História das Zonas Eleitorais: 7ª Zona – Ariquemes
Essa Zona Eleitoral é formada por 264 seções e possui mais de 67.000 eleitores

Na história das Zonas Eleitorais de hoje, iremos falar um pouco sobre a 7ª, Zona, responsável por Ariquemes. A cidade fica localizada em uma região chamada de Vale do Jamari que, por volta de 1974, era abundante em cacau e látex – fato que atraiu extrativistas que fixaram moradia na localidade. Além disso, a região também era habitada por indígenas e possuía diversos seringais.
As verdadeiras ocupações na região que seria, no futuro, chamada de Ariquemes começam nos anos de 1900 e 1909, respectivamente, pelo início do primeiro ciclo da borracha e pela construção de uma linha telegráfica que se estendia de Cuiabá até Santo Antônio do Rio Madeira.
Novas migrações ocorreram no ano de 1958 desencadeadas pela descoberta da cassiterita (minério de estanho). No ano de 1960 com a construção da BR 364 e com a proibição do garimpo, Ariquemes se torna apenas um ponto de parada, mas começa a ganhar mais atenção com o início dos projetos de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em 1975.
A 7ª Zona Eleitoral teve sua criação pela Resolução nº 11.378 aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 1982, para mais fácil realização, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), das eleições gerais daquele ano.
Essa Zona Eleitoral é formada por 264 seções e possui um total de 67.289 eleitores, segundo dados atualizados. O Cartório da 7ª Zona Eleitoral tem sua sede no município de Ariquemes e pode ser encontrado na travessa Aquariquara, nº3631, bairro Setor Institucional, e tem como Juiz Marcia Cristina Rodrigues Masioli Morais e como chefe de cartório Neilce dos Santos Silva.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO