Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-RO inicia plano de ação para as Eleições 2022
O objetivo é apresentar o papel da Auditoria das Urnas Eletrônicas nas eleições 2022.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (27), a 1ª Reunião da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica sobre os procedimentos exigidos pela Resolução TSE nº 23.673/2021, que dispõe sobre a fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
O objetivo é apresentar aos cidadãos o papel da Auditoria das Urnas Eletrônicas nas Eleições 2022 e também informar os procedimentos que serão adotados para os sorteios das urnas que serão auditadas.
A reunião que aconteceu no gabinete da Corregedoria do TRE-RO, na capital, contou com a participação do presidente da comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz João Luiz Rolim Sampaio, do procurador regional eleitoral, Bruno Rodrigues Chaves e de seis servidores membros da comissão.
Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições
É a Comissão que planejará e definirá a organização e o cronograma dos trabalhos, dando imediata ciência às pessoas credenciadas. Em Rondônia, a Comissão é formada por seis servidores efetivos do quadro, sob a presidência de um magistrado e com a presença de um representante do Ministério Público Eleitoral para averiguar se a Justiça Eleitoral computa os votos fidedignamente depositados nas urnas eletrônicas por ocasião das eleições.
Qual o papel da Auditoria das Urnas Eletrônicas?
A auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas fará a correspondência entre o voto assinalado na cédula eleitoral (voto manual) e o voto inserido na urna (voto eletrônico), no dia da votação, nas urnas em condições normais de uso. O resultado dos votos digitados na urna eletrônica confrontados com o resultado apresentado no boletim de urna impresso deverá ser igual, atestando a lisura no processo de captação e totalização dos votos.
Como funciona
A Auditoria de Votação Eletrônica abrange duas etapas, realizadas em 23 urnas distintas sorteadas na véspera das eleições em cerimônia pública. A vinte primeiras verificam o funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso. Ocorre na capital, em ambiente controlado, realizada sob monitoramento de câmeras e com a participação de representantes dos partidos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de interessados em acompanhar a auditoria de urnas.
A segunda etapa verifica a autenticidade e integridade dos sistemas. Utiliza as demais urnas sorteadas, que será auditada pelo juiz eleitoral na própria seção eleitoral em que está instalada na presença dos mesários. Ambos os procedimentos acontecem no mesmo dia de horário do pleito.
Mídias digitais
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia está presente nas principais plataformas de mídias digitais. Nelas, a sociedade em geral pode acompanhar em tempo real as principais notícias da Justiça Eleitoral em Rondônia.
Que tal conhecê-las?
Siga-nos no Instagram.
Siga-nos no Facebook.
Siga-nos no Twitter.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO