Palestra sobre Patriarcado e desigualdade de gênero marcaram as comemorações ao Dia Internacional da Mulher
O evento ocorreu durante transmissão ao vivo pelo canal do TRE-RO no Youtube
Patriarcado e desigualdade de gênero foi o tema discutido no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia durante o evento virtual em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
O encontro teve como objetivo gerar atitudes diferentes e transformadoras, que não fiquem só no discurso.
A abertura foi conduzida pela diretora-geral do TRE-RO, Lia Maria Araújo Lopes, que destacou a importância do tema e da luta pela igualdade de gênero, que é uma luta antiga e secular nas sociedades patriarcais, reforçando mais cuidados tanto com a linguagem quanto com as atitudes para evitar que estereótipos negativos sejam perpetuados.
Igualdade
Durante a palestra conduzida pelas ministrantes Dayane Pinto e Janaíne Rambow, deu início à discussão propondo uma reflexão sobre o conceito de igualdade dentro de uma sociedade patriarcal, ressaltando a diferença de tratamento de oportunidades.
“Incentivar meninas hoje a serem o que elas quiserem e ensinar os meninos que eles podem chorar e serem sensíveis…existe uma resistência muito forte desses movimentos muito ligados a valores conservadores e religiosos que são pautados nessas questões de manter esses papéis de gênero” destacou a palestrante Jana Rambow, enfatizando que a desigualdade é evidenciada, inclusive, que isso vai muito além das relações interpessoais.
Já a palestrante Dayane Pinto destacou a importância de um lugar de educação, para que possamos dialogar sobre nossas questões, pois a educação é o único agente capaz de transformar a desigualdade de gênero, racial e de oportunidades. “Ninguém se beneficia do patriarcado...para você se desfazer disso é um exercício, e quando a gente se dá conta que vivemos em uma sociedade que usa de artifícios que não nos beneficiam, esse é um momento de virar a chave...não tem como retroceder".
Acompanhe na íntegra a palestra: Patriarcado e desigualdade de gênero
Seção de Comunicação Social do TRE-RO