TRE-RO realizou o workshop “Comunicação Não-Violenta”
O curso teve por objetivo habilitar os participantes a usarem os princípios da comunicação não-violenta
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RO), realizou workshop “Comunicação Não-Violenta”, visando capacitar magistrados e servidores a usarem os princípios da comunicação não-violenta (CNV), para melhorar a clareza e a efetividade das comunicações.
No decorrer do treinamento, foram abordados os seguintes temas: compreensão de modelos mentais; identificação da influência dos modelos mentais na forma como as pessoas se comunicam; distinção entre pensamentos e sentimentos; os princípios e os componentes da CNV e a utilização deles nas conversações; e a expressão da gratidão no modelo CNV.
Além disso, os participantes foram orientados a utilizar os princípios da comunicação não-violenta como instrumento de prevenção ao assédio e à discriminação, para a construção de ambientes de trabalho mais colaborativos e respeitosos.
O curso foi ministrado por Thayanne Fonseca Pirangi Soares, servidora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), graduada em Letras Português e Inglês; pós-graduada em Gestão Pública e Língua Portuguesa e secretária de Gestão de Pessoas do TSE.
Thayanne registrou que a CNV não é só um método ou uma técnica, é um jeito de se posicionar no mundo, que nos auxilia a não perder de vista a nossa intenção de manter relações saudáveis, a conexão com as pessoas, e principalmente a conexão com o que está vivo na gente. Isso contribui para a obtenção de melhores resultados no ambiente de trabalho, na medida em que as pessoas interagem melhor, exercitam a empatia e a assertividade.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO