Presidente do TRE-RO participa do 1º Congresso dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário
Evento acontece entre dias 15 a 17 de março, na sede do TJMG
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Kiyochi Mori, participa do 1º Congresso dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário, que ocorre entre os dias 15 a 17 de março, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O Congresso é realizado pelo TJMG, por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) e do Centro de Inteligência de Justiça de Minas Gerais (CIJMG), em parceira com o Tribunal Regional Federal da 6ª região (TRF-6).
O evento, composto por palestras, debates e oficinas, possui como tema o “Tratamento adequado de conflitos e gestão de precedentes nos Centros de Inteligência do Poder Judiciário”.
Segundo o Desembargador Renato Dresch, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial, “o Poder Judiciário tem a oportunidade de reunir a comunidade jurídica com o objetivo de disseminar boas práticas que possam produzir política pública de boa qualidade no que concerne à gestão judiciária. Não existe mais espaço para ações isoladas nem para respostas somente reativas, senão para o trabalho conjunto e harmônico dos Centros de Inteligência, criados para pensar e desenvolver soluções criativas e eficazes, que possam colaborar para a efetividade da justiça e desfazer a imagem de um Judiciário distante da realidade social que nos cerca”.
A criação da rede de Centros de Inteligência do Poder Judiciário é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução n. 349 de 23 de outubro de 2020.
Cabe aos Centros de Inteligência o monitoramento das demandas judiciais e o gerenciamento de precedentes, prevenindo o ajuizamento de demandas repetitivas ou em massa por meio da identificação das causas geradoras do conflito em âmbito nacional.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.