Presidente do TRE-RO participa do 83º COPTREL
Inteligência artificial e cibersegurança estavam entre as pautas do encontro
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), desembargador Paulo Kiyochi Mori, participou nos dias 23 e 24 de novembro da 83ª Assembleia do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL).
O evento, que nesta edição foi realizado em Recife-PE, reuniu presidentes, diretores-gerais, secretários de tecnologia da informação e assessores de comunicação dos tribunais eleitorais com o objetivo de analisar temas relevantes para o aprimoramento dos serviços da Justiça Eleitoral, especialmente aqueles relacionados com as Eleições 2024.
O evento teve início no dia 23 de novembro, às 19h30, com a solenidade de abertura conduzida pelo presidente do TRE da Bahia e do COPTREL, desembargador Roberto Maynard Frank, e pelo presidente do TRE de Pernambuco e anfitrião, desembargador Adalberto de Oliveira Melo.
Reunião dos presidentes
Durante o encontro, foram abordados temas como aprimoramentos no processamento das prestações de contas, a utilização de inteligência artificial e automatização de tarefas, o apoio da Justiça Eleitoral às eleições unificadas para membros dos Conselhos Tutelares, a contratação de central de libras pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a adesão ao programa de cibersegurança do TSE.
Ao término do evento, ocorreu a eleição, por aclamação, para os cargos diretivos, sendo eleitos:
Presidente: Desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini (TRE-MG)
Vice-presidente: Desembargador Raimundo Nonato (TRE-CE)
Secretária-geral: Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro (TRE-MT)
A programação oficial do COPTREL foi precedida por reuniões dos diretores-gerais, secretários de tecnologia da informação e assessores de comunicação.
Definição de local de data do próximo COPTREL
O 84º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil será realizado nos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2024, em Minas Gerais.
Encerramento
Ao final, foi redigida a Carta de Recife, com as proposições aprovadas pelos presidentes dos tribunais eleitorais, a partir da análise dos assuntos apresentados na assembleia.
Sobre o COPTREL
O COPTREL, fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), é uma sociedade civil sem fins lucrativos de âmbito nacional, cujo propósito é discutir e buscar soluções para questões relevantes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. Na ocasião, também foi apresentado o resumo das discussões realizadas na reunião de diretores-gerais.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes