TRE-RO lança Pedra Fundamental da nova Sede da Justiça Eleitoral em Rondônia
A expectativa é de que as novas instalações da Secretaria Administrativa do Tribunal e do Fórum Eleitoral da capital fiquem prontas em 5 anos

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) realizou na tarde desta quinta-feira (05/10) o lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras de construção do seu novo edifício Sede e Fórum Eleitoral de Porto Velho.
O novo prédio será construído na Avenida Lauro Sodré, n. 2661, bairro São Sebastião, em terreno próprio, doado pela União.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRE-RO, desembargador Kiyochi Mori, acompanhado pelo Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Miguel Mônico, pelos membros da Corte, juízes Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, Ênio Salvador Vaz, Igor Habib Ramos Fernandes, José Vitor da Costa Junior e o Procurador Regional Eleitoral, Bruno Rodrigues Chaves.
O evento contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, dos desembargadores Raduan Miguel Filho, Alexandre Miguel, Daniel Ribeiro Lagos, dos ex-presidentes da Corte Eleitoral rondoniense: desembargadores Antônio Cândido de Oliveira, e Roosevelt Queiroz Costa, do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Regis Wellington Braguin Silvério, da Superintendente Executiva da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, Beatriz Magri Tomasi, bem como outras autoridades, juízas e juízes eleitorais, além de servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores do Tribunal.
A Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de construção foi assinada durante a cerimônia pelo Presidente do Tribunal, pela Diretora-Geral, Lia Maria Araújo Lopes, e pelo Secretário de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade, Francisco Parentes da Costa Filho.
Em seu discurso, o Presidente destacou que a construção da nova sede, “visa dar condições de trabalho dignas aos magistrados, Ministério Público, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral e bem atender à coletividade”. Ressaltou também que as instalações atuais não são mais suficientes para comportar a funcionalidade de todas as unidades administrativas, considerando o crescimento das demandas institucionais. Por fim, destacou que o prédio será um símbolo do compromisso contínuo da Justiça Eleitoral com a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Ao final da solenidade foi lacrada uma cápsula do tempo que somente será reaberta no cinquentenário do Tribunal, em 2032, dentro da qual foram guardados documentos como: fotografias da Corte Eleitoral, da equipe gestora atual e dos servidores do TRE-RO; fotografias das autoridades e dos convidados presentes no evento; síntese das notícias locais e do Brasil; cópias da ordem de serviço do início da construção e dos projetos arquitetônicos; além de mensagens de autoridades e servidores.
O projeto
A futura sede do TRE-RO contará com arquitetura moderna, com valorização das características amazônicas, concebida através de premissas de técnicas autossustentáveis, com um total de 20.684m² (vinte mil, seiscentos e oitenta e quatro metros quadrados) de área construída.
O projeto arquitetônico contempla sistema próprio de geração de energia, reaproveitamento de água da chuva, bem como outras características técnicas que possibilitaram que o projeto recebesse a aprovação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) e da principal certificadora Verde com o Selo LEED.
A aprovação concedida pelo PROCEL atesta as condições de eficiência energética e conforto térmico do prédio. Por sua vez, a Certificação Internacional LEED, que reúne todos os requisitos de sustentabilidade e viabilidade de obras, sendo de difícil obtenção pelos construtores, garante que a nova sede do Tribunal possui alto nível de sustentabilidade, com benefícios ambientais desde a formatação de seu projeto, processo de construção e funcionamento do prédio.
Esse cuidado ambiental está alinhado com o planejamento estratégico do Tribunal, que estipula dentre seus objetivos, consolidar a sustentabilidade como valor organizacional, usar fontes de energia limpa e renováveis, contribuindo para o atingimento das metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, estipulada pela Organização da Nações Unidas e recepcionada pelo Poder Judiciário Brasileiro.
Nesse sentido, a edificação proporcionara a estrutura, segurança e conforto adequados aos usuários externos e internos, através da arquitetura voltada para a acessibilidade e o uso racional dos recursos naturais.
Confira mais fotos no Flickr AQUI




Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes





