A 5ª Zona Eleitoral, sediada em Costa Marques RO, realiza operações itinerantes em comunidades indígenas, quilombolas e distritos
Comunidades indígenas e quilombolas são atendidas graças à cooperação entre Justiça Eleitoral e órgãos parceiros
Este ano a 5ª Zona Eleitoral não está medindo esforços para levar o atendimento eleitoral a todos os rincões sob sua jurisdição. A ação teve por objetivo facilitar o atendimento às eleitoras e aos eleitores indígenas, quilombolas e moradores dos distritos sob sua jurisdição eleitoral, a fim de possibilitar a participação ativa de todos no fortalecimento da democracia.
As ações itinerantes tiveram início no mês de maio na Comunidade Quilombola de Pedras Negras e finalizaram nesta última semana de setembro na Comunidade Aldeia Baia das Onças em Guajará Mirim.
Nestes meses de intenso trabalho e empenho da equipe do Cartório Eleitoral também foram atendidos eleitoras e eleitores da Comunidade Quilombola Santo Antônio do Guaporé, Comunidade Indígena Porto Murtinho, em São Francisco do Guaporé e dos distritos de São Domingo do Guaporé e Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques.
Com mais de 400 atendimentos realizados nessas localidades, foram prestados todos os serviços disponíveis na Central de Atendimento do Fórum Eleitoral de Costa Marques, tais como emissão de título eleitoral, revisão, transferência, regularização da inscrição eleitoral e atualização do cadastro com as informações sobre a etnia das eleitoras e dos eleitores, em atendimento à Resolução TSE 23.659/2021.
Importante destacar que todas as ações só foram concretizadas graças às parcerias firmadas entre a 5ª Zona Eleitoral e as Prefeituras Municipais de São Francisco do Guaporé e de Costa Marques, Câmara de Vereadores e Coordenadoria Regional de Educação de Costa Marques, as quais a Justiça Eleitoral rondoniense reconhece como coadjuvantes e agradece pela colaboração indispensável.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO