TRE-RO é agraciado com selo de boas práticas da Corregedoria Geral Eleitoral no TSE
Com os temas: atendimento, inclusão e diversidade; quatro iniciativas do Regional foram premiadas
Nos dias 19 e 20 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral – TRE-RO participou do Encontro Boas Práticas da Corregedoria-Geral Eleitoral 2022-2023: atendimento, inclusão e diversidade, ocorrido em Brasília, sendo representado pelo Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Miguel Mônico, no ato acompanhado pelas servidoras Andreza de Souza (CRE), Érika Ribeiro (CRE) e Cariny Cielo (11ª ZE).
Durante o evento, promoveram-se palestras e debates sobre sete painéis temáticos, além da apresentação das ações selecionadas para receber o Selo Boas Práticas.
O TRE-RO teve quatro iniciativas indicadas ao selo na categoria de atendimento a comunidades indígenas e a famílias assentadas, foram elas: 1. Excelência no Atendimento a Indígenas; 2. Meu Primeiro Título-Net; 3. Passo a Passo para um Voto Tranquilo (iniciativas da 11ª Zona Eleitoral) e 4. Valorização do(a) eleitor(a) indígena: ambientação e treinamento (iniciativa da Corregedoria Geral Eleitoral).
O Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador. Miguel Mônico, destacou: “o atendimento e a inclusão dos povos indígenas em respeito à diversidade e autonomia no processo eleitoral e democrático do Estado brasileiro foi extraordinário e decisivo para o reconhecimento pela nossa Alta Corte Eleitoral”. Também ressaltou o pioneirismo das ações exercidas pelo Tribunal no tocante ao atendimento das comunidades indígenas do Estado, visando sempre o aprimoramento da participação destes atores no processo eleitoral. Por fim, parabenizou todos servidores do TRE-RO envolvidos nos projetos, o Presidente, Desembargador Kiyochi Mori, e os membros da Corte Eleitoral que, sensíveis aos temas, permitiram a execução das iniciativas.
Sobre o Portal Boas Práticas:
O Portal de Boas Práticas da CGE foi instituído pelo Provimento TSE nº 3, de 20 de abril de 2021. As práticas selecionadas também podem ser inseridas em atividades do planejamento interno da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral. A seleção dos concorrentes ocorreu por meio de edital público, divulgado em janeiro deste ano.
Assessoria de Comunicação - TRE-RO