TRE-RO participa da 17ª Primavera dos Museus
Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas é a inspiração do evento para este ano
A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.
Inspirado no tema desta edição: Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas, o Centro de Memória e Documentação Histórica do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia garantiu sua participação realizando o lançamento público da dissertação de Mestrado do servidor deste Regional, João Paulo Rodrigues de Lima, sob o tema “Candidaturas indígenas em Rondônia - (1ª Zona Eleitoral) nas Eleições de 2012, 2016 e 2020 a partir do TRE-RO.”
A memória é um elemento vital para a construção da democracia e para a promoção da igualdade e da justiça social. Nesse sentido, preservar as memórias das pessoas indígenas é fundamental para que suas lutas, realizações e identidades sejam valorizadas e respeitadas na sociedade contemporânea, cumprindo aos museus tal responsabilidade.
A democracia verdadeira deve garantir a inclusão dessas vozes historicamente marginalizadas, permitindo que sejam protagonistas de seu próprio destino e da construção de um futuro mais justo e igualitário.
Assim, nesta 17ª Primavera dos Museus, o TRE de Rondônia, reafirma seu compromisso com a Democracia, no sentido de tomar parte na construção de um país mais justo e igualitário, cuja população sempre buscou resistir com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão, pacificação e aviltamento.
Para conferir a participação do TRE-RO no evento basta clicar AQUI.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO.