Escola Eleitoral capacita agentes públicos em comunicação simples
Juízes, promotores e servidores participaram do curso promovido pelo Tribunal
A Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia ofereceu o curso Comunicação Simples para juízes, promotores e servidores. O evento ocorreu no dia 7 de fevereiro em Porto Velho, com transmissão pela internet.
O evento contempla o “Pacto Nacional do Judiciário pela Comunicação Simples” capitaneado pelo Conselho Nacional de Justiça.
O curso teve como objetivo primordial promover uma cultura no Poder Judiciário de comunicação acessível, fundamentada no uso da linguagem simples e compreensível a todas as pessoas na produção de decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade.
“É necessário refletir sobre a importância da linguagem simples na comunicação com os vários públicos atendidos pelo TRE-RO, tanto internos como externos”, destacou a facilitadora do curso Heloísa Fischer*.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os fundamentos da linguagem simples como causa social e técnica de comunicação. Foi destacada a necessidade de os agentes públicos refletirem sobre o seu próprio modo de escrever e considerar a possibilidade de mudar.
“A sociedade espera uma comunicação mais eficiente do Poder do Judiciário. Surgem assim a importância e o compromisso da busca pela comunicação simples”, enfatizou o Diretor da Escola Eleitoral e membro da Corte, Dr. Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa.
Participaram também do curso a Diretora-Geral do Tribunal, Lia Maria, o Secretário da Escola e Secretário de Gestão de Pessoas, Edgard Manoel Azevedo Filho, e a Coordenadora Pedagógica, Eliane Possamai.
*Heloísa Fischer é educadora e comunicadora especializada em linguagem simples. Graduada em Jornalismo, com mestrado pela PUC-Rio, Heloísa criou o “Método Comunica Simples” para elaborar textos mais fáceis de ler e entender.
SGP e Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes