TRE-RO recebe equipe técnica do TRE-GO para implantação de painéis de B.I.
A ferramenta, utilizada em Goiás desde 2019, facilitará a tomada de decisões estratégicas no âmbito da justiça eleitoral em Rondônia
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) está recebendo, entre os dias 19 e 25 deste mês, oito integrantes da equipe da Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
O encontro tem como finalidade a implementação de uma ferramenta de Business Intelligence (BI), que permitirá o aprimoramento dos processos de captação de dados e disponibilização de painéis gerenciais, por meio do acompanhamento em tempo real de indicadores orçamentários, administrativos, judiciais e estratégicos.
A proposta de cooperação entre os regionais na implementação da aplicação de BI segue um formato semelhante ao apoio já prestado pelo TRE-GO a outros tribunais.
Na tarde desta quinta-feira, antes da sessão plenária ordinária, o Presidente em exercício, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, apresentou aos membros da Corte Eleitoral a ferramenta.
Na oportunidade, gestores e assessores do tribunal também puderam conhecer melhor as principais funcionalidades e informações disponíveis nos painéis, por meio da explanação feita pelo servidor José Carlos da Silva, Assessor Especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão do TRE-GO, que lidera a equipe responsável pela implantação em Rondônia.
A importação dessa solução tecnológica representa um avanço significativo para o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, possibilitando o acesso a informações ágeis e confiáveis, essenciais para embasar as decisões estratégicas da instituição.
O que é Business Intelligence?
É o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis para a análise de gestão. Ela permite o acompanhamento e o monitoramento de informações orçamentárias, administrativas e estratégicas. Com poucos cliques, a ferramenta disponibiliza todo o conteúdo necessário para o gerenciamento de dados, por meio de painéis customizáveis em níveis estratégicos, táticos e operacionais.
Em 2020, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por meio da Resolução nº 333/2020, que os tribunais devem destacar dados estatísticos em seus portais por meio da ferramenta B.I. A ideia é, por exemplo, facilitar o acesso às informações consolidadas pelos órgãos do Poder Judiciário para a tomada de decisões com base em dados atuais, confiáveis e disponíveis em um mesmo espaço, além de conferir ainda mais transparência aos seus atos.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes