Presidente do TRE-RO prestigia posse do novo Presidente do COPTREL
O evento aconteceu nesta segunda-feira (29) em Belo Horizonte (MG)
Na tarde desta segunda-feira (29), o desembargador Daniel Ribeiro Lagos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) e a Diretora-Geral, Lia Maria Araújo Lopes, participaram da posse do novo presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL). O evento, realizado no auditório do TRE-MG e transmitido pelo YouTube, reuniu inúmeras autoridades de todo o país.
O presidente do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, foi empossado como novo presidente do COPTREL e discursou reafirmando o seu compromisso no exercício da magistratura eleitoral. Destacou que “o poder com que convivemos na Justiça Eleitoral é a arte da convivência democrática, do respeito à diversidade, da superação da adversidade, da saudação e afirmação da novidade no cenário político, mas também da repressão a qualquer tentativa de corrupção da vontade do titular do poder – o povo”.
A ministra do STF e do TSE, Cármen Lúcia, saudou o presidente empossado, defendendo a importância da Justiça Eleitoral, especialmente o comprometimento dos magistrados e servidores na defesa da democracia no país. Ponderou que “a Justiça Eleitoral tem cumprido o seu papel. E não cumpre como nenhum favor. Cumpre como dever, somos servidores, nosso papel é servir, estamos aqui para cumprir obrigações”.
Autoridades
A mesa de honra inicialmente presidida pelo desembargador Roberto Maynard Frank, presidente do TRE da Bahia, que deixou a presidência do COPTREL, e em seguida presidida pelo desembargador Octavio Boccalini, presidente do TRE MG, empossado na presidência do COPTREL na oportunidade, contou com a presença da Ministra do STF, e atual vice presidente do TSE, Cármen Lúcia; do governador de Minas gerais, Romeu Zema e seu vice Mateus Simões; do ministro do STJ, José Afrânio Vilela; da ministra substituta do TSE, Edilene Lobo, dos desembargadores presidentes de TRE’s: Júnior Alberto Ribeiro (AC), Raimundo Nonato (CE), Roberval Casemiro Belinati (DF), Carlos Simões Fonseca (ES), Carlos Eduardo Contar (vice-presidente)-(MS), Maria Aparecida Ribeiro (MT), Carlos de Andrade Figueira (RJ), Daniel Ribeiro Lagos (RO) e Silmar Fernandes (SP); da desembargadora Mônica Sifuentes, presidente do TRF-6 Região; da desembargadora Denise Alves Horta, presidente do TRT-3ª Região; do desembargador Nelson Missias, representando o presidente do TJMG; Raquel Gomes de Sousa Da Costa Dias, defensora pública geral de Minas Gerais; do conselheiro Gilberto Diniz, presidente do TCMG, além de desembargadores aposentados do TJMG, juízes de direito e Promotores de Justiça de MG, além de muitas outras autoridades do legislativo e do executivo de Minas Gerais.
Eleição do COPTREL
A eleição ocorreu durante a 83ª Assembleia, realizada no Tribunal Eleitoral de Pernambuco, em 24 de novembro de 2023. Na ocasião, 23 presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais participaram da votação, tendo sido o desembargador Octavio Boccalini eleito por aclamação.
Sobre o COPTREL
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O COPTREL é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Fonte: TRE-MG (com edição)
Acompanhe nossas redes