Mulheres Negras em Espaços de Poder: transformações no Mundo do trabalho
Em parceria com instituições, TRE-RO promove agenda de visibilidade no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), em parceria com várias instituições, realizou o evento “Mulheres Negras em Espaços de Poder: transformações no mundo do trabalho” nos dias 25 e 26 de julho, no auditório do Ministério Público do Trabalho.
Organizado pela Secretaria de Assistência Social e Família e o Ministério Público do Trabalho Rondônia-Acre, o evento contou com o apoio da Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON), do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), da Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO), do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Comitê de Equidade e Diversidade.
O objetivo foi fortalecer a autoconfiança das mulheres negras e mostrar que é possível conquistar espaços de poder através da educação, promovendo a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho.
A Juíza titular da 8ª Zona Eleitoral, Miriam do Nascimento de Souza, representou o TRE-RO no evento, prestigiando as mulheres que compartilharam suas histórias de luta para conquistar espaços de poder e saberes na sociedade.
O evento contou com a ilustre presença de mulheres negras que ocupam espaços de poderes e saberes, incluindo a Secretária-Geral do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e juíza Titular da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Adriana Cruz; a Embaixadora de Barbados no Brasil: Tonika Sealy Thompson; a autora do livro "Cadê a Juíza - Travessia de Magistradas Negras no Judiciário Brasileiro”, Raíza Feitosa Gomes; a Defensora Pública do Estado de Rondônia, Ada Alves dos Reis Mendes; a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Marcela Regina Stein, a Procuradora do Trabalho do DF e TO, Cecília Amália Cunha Santos; e a Coordenadora do Instituto Esperança Garcia, Andreia Marreiro.
Além das palestras, o evento contou com exposições de obras do artista Edson Andrade, utilizando a técnica de grafismo realista. A exposição foi apresentada no MPT-RO-AC e faz parte do Prêmio "Mulheres Negras que Escreveram História em Porto Velho", instituído pelas Leis Municipais nº 2.833/2021 e nº 2.952/2023.
Para encerrar a programação, houve uma noite de autógrafos com Raíza Feitosa Gomes, autora do livro "Cadê a Juíza - Travessia de Magistradas Negras no Judiciário Brasileiro", na Livraria Leitura do Porto Velho Shopping.
As palestras estão disponíveis no canal do MPT RO/AC no YouTube. Confira.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes