TRE-RO participa de encontro Diálogos da Magistratura na capital
Evento reuniu magistradas e magistrados locais e o ministro Luís Roberto Barroso para discutir desafios e perspectivas na Justiça.
O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia participou de um encontro inédito. A Magistratura de Rondônia se reuniu com o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luís Roberto Barroso, e a Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
O evento ocorreu na Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON) durante a 5ª edição do Programa Diálogos da Magistratura. O objetivo foi discutir as perspectivas e desafios na prestação de serviços da Justiça.
O ministro Barroso conversou sobre suas diretrizes no CNJ, como enfrentar a alta litigiosidade, reduzir a judicialização dos benefícios do INSS e criar um sistema nacional de precatórios. Também mencionou a importância de uma linguagem simples no Judiciário e a padronização das ementas.
Outras ações incluem cotas para afrodescendentes, indígenas e deficientes nos exames de ingresso na Magistratura. Citou ainda, que o CNJ está desenvolvendo uma solução com inteligência artificial para resumir processos o trabalho dos órgãos da Justiça.
O Programa Diálogos da Magistratura é uma iniciativa pioneira da AMB, em parceria com o STF e o CNJ. Permite conversas diretas entre o Presidente do STF e juízes dos estados sobre questões relevantes. A quinta edição em Rondônia foi organizada com apoio da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (AMERON), EMERON e Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO). A próxima edição será em Porto Alegre, no dia 16 de agosto.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes