TRE-RO promove nova capacitação sobre Linguagem Simples
Sensibilização acontece por meio de palestra, aulas teóricas e práticas
Para facilitar a comunicação com a população, a política de Linguagem Simples na Justiça Eleitoral de Rondônia foi estabelecida pela Resolução n. 31/2024.
A Linguagem Simples é uma técnica que torna os textos mais fáceis de entender na primeira leitura, sem comprometer a informação. Essa iniciativa, que surgiu na década de 1940, já é adotada em mais de 50 países e, nos últimos anos, tem ganhado força no Brasil.
Além da Constituição Brasileira, várias normas determinam que os órgãos públicos se comuniquem com a população em linguagem compreensível.
No Poder Judiciário, a Recomendação nº 144/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estimula os tribunais e conselhos a utilizarem linguagem simples, clara e acessível em todos os atos administrativos e judiciais.
Mesmo antes de instituir oficialmente sua política, o TRE-RO iniciou a sensibilização de toda a sua equipe, incluindo magistradas (os) e membros para aplicação dos recursos e ferramentas disponíveis para simplificar e a comunicação interna e externamente.
Entre os dias 31 de julho a 2 de agosto, o tribunal está promovendo mais um ciclo de capacitações voltado para servidoras (es), colaboradoras (es) e membros.
A programação inclui uma palestra de sensibilização, com duas horas de duração, e uma capacitação mais extensa composta por aulas teóricas e oficinas práticas, com as facilitadoras Joseane Corrêa, Patricia Roedel e Denise Faria, todas experientes e especialistas no assunto.
A palestra e as oficinas são mais uma oportunidade para os participantes aprenderem a aplicar a Linguagem Simples em suas atividades diárias, melhorando a clareza e a acessibilidade das comunicações do TRE-RO.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes