TRE-RO sedia o I Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista
Promovido pela EMERON, evento acontece nesta terça-feira (18) na Sede do tribunal
A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - EMERON promoveu nesta terça-feira (18), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), o I Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista.
O objetivo do evento é abordar diversos aspectos do autismo, desde os desafios diários enfrentados por pessoas com essa condição até os direitos legais que lhes são assegurados.
O evento é focado na sensibilização e formação dos participantes para uma interação mais inclusiva e empática com pessoas autistas. A iniciativa reflete o compromisso do Tribunal de Justiça de Rondônia com a inclusão social e a defesa dos direitos de todos os cidadãos, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O seminário contou com palestras de diversos nomes importantes na temática da inclusão, Flávio Henrique de Melo, juiz da área da infância e juventude no TJRO, e Luís Ricardo Catta Preta Silva Fulgoni, juiz do Tribunal de Justiça do Paraná. Além deles, também participaram Leandro Mattos, mestre em Neurociência com linhas de pesquisa em TEA, Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Neuromodulação e Neuromarketing, e Andressa Roveda, mestre em Neuropsicologia, Deficiências Cognitivas e Neurociências.
A programação do seminário foi abrangente, com palestras e workshops que abordaram temas como os desafios e potencialidades das pessoas com TEA, diferença entre deficiência e incapacidade, barreiras atitudinais, políticas públicas de inclusão, e a manutenção do vínculo terapêutico, conforme os entendimentos atuais do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do TJRO.
Destinado a acadêmicos(as), autoridades, professores(as) e profissionais da área de cuidado, além de familiares de pessoas com TEA e demais interessados(as) no tema, o seminário também será realizado na cidade de Cacoal nesta quinta-feira (20), no Auditório da Uninassau, localizado na Rua dos Esportes, 1038, bairro Incra.
Fonte: EMERON.
Acompanhe nossas redes