TRE-RO reafirma compromisso contra assédio e discriminação
Carta Aberta foi lida e apresentada durante a semana de conscientização sobre o tema
Reafirmando Valores Essenciais
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, alinhado com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reitera seu compromisso inabalável com a promoção de um ambiente de trabalho digno, saudável, seguro e sustentável.
Em consonância com essa missão, e em respeito aos princípios da dignidade da pessoa humana, valor social do trabalho e direito a saúde e segurança no trabalho, o Tribunal firma sua posição contra o assédio e a discriminação.
Maio: Mês de Consciência e Combate
No mês de maio, em sintonia com a Semana Nacional de Combate ao Assédio e Discriminação, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia reforça seu empenho na conscientização e combate a essas práticas prejudiciais. Neste período de reflexão e ação, a instituição reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho livre de assédio e discriminação.
Compromisso Firme e Ações Concretas
Em carta aberta de 26 de fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia estabeleceu diretrizes claras para combater o assédio moral, sexual e a discriminação. Dentre as ações destacam-se:
- Manutenção das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual;
- Inclusão da prevenção e combate ao assédio e discriminação na agenda permanente do Tribunal;
- Estabelecimento de uma rede de atendimento e acolhimento, com canais adequados para denúncias;
- Capacitação contínua de todos os envolvidos na rede de enfrentamento e atendimento.
A carta foi lida pelo Secretário de Gestão de Pessoas, Edgard Manoel, durante a programação da Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação, que aconteceu nesta última semana de maio, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TRE-RO no YouTube, destinada a servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, colaboradoras, colaboradores terceirizados e ao público em geral.
Identificando e Combatendo o Assédio e a Discriminação
O assédio moral é caracterizado pela violação da dignidade ou integridade psíquica ou física de outra pessoa, por meio de condutas abusivas, humilhantes ou constrangedoras. Já o assédio moral organizacional é um processo contínuo de condutas abusivas, apoiado por estratégias organizacionais que visam excluir determinados indivíduos.
Por sua vez, a discriminação abrange qualquer exclusão baseada em características como raça, etnia, gênero, religião, entre outras, que violem os direitos fundamentais.
O assédio sexual, por sua vez, é caracterizado por condutas de conotação sexual praticadas contra a vontade de alguém, criando um ambiente intimidativo e hostil.
Para Saber Mais
Clique para conhecer o conteúdo da carta aberta na íntegra ou saiba mais sobre nossas ações.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes