Juíza Tânia Mara Guirro toma posse como juíza-membro titular do TRE-RO
Solenidade foi realizada nesta sexta-feira (15)
A Juíza de Direito Tânia Mara Guirro tomou posse na Corte Eleitoral de Rondônia, na tarde desta sexta-feira (15). A solenidade ocorreu durante a Sessão Administrativa presidida pelo desembargador Daniel Ribeiro Lagos.
A magistrada assumiu a vaga deixada pelo juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, que encerrou seu biênio neste mês.
A cerimônia foi realizada na sede do TRE-RO e contou com a presença de autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, do Ministério Público e da Defensoria Pública Estadual, além de familiares e amigos da magistrada empossada, incluindo seu pai, Sr. Osvaldo Guirro, e seus filhos, João Gabriel e Maria Antônia.
Estiveram presentes os desembargadores Glodner Luiz Pauleto, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Ivanira Feitosa Borges, Alexandre Miguel e Paulo Kiyochi Mori, dentre outras magistradas e magistrados amigos e colegas da empossada.
Após a leitura do currículo da empossada pelo Membro da Corte, Juiz Igor Habib Fernandes, a Juíza de Direito prestou seu compromisso solene, sendo ao final declarada empossada pelo presidente da Corte, e homenageada a Medalha do Mérito Eleitoral.
O Dr José Vítor Costa Júnior, discursou em nome da corte para desejar boas-vindas à nova integrante do TRE-RO. Na sua fala, destacou a importância da presença feminina na magistratura e enfatizou: "que esse período seja inspiração não só para que tenhamos mais mulheres na magistratura nacional, estadual e também perante a corte eleitoral."
Discurso de posse
Ao falar aos presentes, a magistrada expressou sua gratidão a todos e destacou a importância do apoio de sua família, colegas magistrados e autoridades. Ela relembrou sua jornada na magistratura, destacando a luta das mulheres na busca por igualdade de gênero.
A juíza também ressaltou os desafios enfrentados pelas mulheres magistradas, enfatizando a dupla ou tripla jornada e a necessidade de superar estereótipos de gênero. Como juíza-membro, prometeu honrar sua nova posição e enfatizou os desafios enfrentados pela justiça eleitoral, incluindo a regulação das ferramentas de inteligência artificial.
Ela conclui reafirmando seu compromisso com o serviço público e a justiça, inspirada pelo legado dos que a antecederam, e determinada a continuar fazendo a diferença na vida dos cidadãos rondonienses.
Currículo
A magistrada é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e recebeu prêmio na Escola da Magistratura do Paraná. Ingressou na magistratura de Rondônia em 1994 e desde então ocupou diversas posições, incluindo juíza titular em comarcas como Porto Velho e Santa Luzia D’Oeste. Possui especialização em Direito Constitucional e foi juíza auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Rondônia. Destacou-se por coordenar projetos como a Justiça Itinerante na Execução Penal e o Projeto Paternidade Responsável. Na Justiça Eleitoral, atuou em várias zonas eleitorais, sendo titular em diversas ocasiões, incluindo Porto Velho. Além disso, foi membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Desde fevereiro/2003 é Titular da 1ª Vara de Família da Comarca de Porto Velho.
A sessão de posse foi transmitida pelo canal do TRE-RO no YouTube e pode ser conferida aqui.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO.
Acompanhe nossas redes