2º Turno: TRE-RO já sorteou as 9 urnas que serão auditadas neste domingo (27)
Evento é público e conduzido pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica
Assim, como no primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), realizou a cerimônia pública de sorteio ou escolha das seções eleitorais que serão submetidas às auditorias do Teste de Integridade e Autenticidade das Urnas Eletrônicas, neste segundo turno. Cerca de 120 pessoas compareceram à cerimônia, que aconteceu neste sábado (26/10), no auditório do TRE-RO, em Porto Velho.
O evento acontece a cada turno das eleições desde 2002 e o procedimento é conduzido pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAUVE), formada por servidores do Tribunal e servidores públicos voluntários do Poder Judiciário e Ministério Público. Em 2024 a comissão é presidida pela juíza de direito Inês Moreira Costa.
O presidente do TRE-RO, desembargador Daniel Lagos e o vice-presidente e corregedor, desembargador Marcos Alaor Grangeia juntamente com os demais membros da Corte Eleitoral e outras autoridades prestigiaram a cerimônia.
Como funciona?
A CAUVE, de forma aleatória ou por sorteio, definiu 09 urnas eletrônicas que serão destinadas às auditorias. Essas duas auditorias têm como objetivo validar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas eletrônicas.
Teste de Integridade sem biometria
Desse total, 05 urnas foram destinadas ao Teste de Integridade. Sendo sorteada uma urna das Escolas Tiradentes, Jorge Teixeira de Oliveira, Marechal Castelo Branco e duas escolas nos distritos de Rio Pardo, sendo a Escola Municipal Rio Pardo e Extrema, a Escola Estadual 13 de maio.
Teste de Integridade com biometria
Também foi sorteada uma urna para o Teste de Integridade com biometria que acontece no SESI Escola, durante a votação. Nesse teste, o eleitor que vota nesse local de votação é convidado a participar do processo, liberando a urna com a biometria.
Teste de Autenticidade
Quanto ao Teste de Autenticidade, 03 escolas foram sorteadas, sendo as escolas municipais Francisco Elenilson Negreiros, Manoel Aparício Nunes Almeida e a escola estadual Governador Araújo Lima.
Nesse teste, o juiz eleitoral, juntamente com as entidades fiscalizadoras, vai até a seção eleitoral selecionada, faz a verificação dos sistemas eleitorais utilizados na urna e atesta o pleno funcionamento do equipamento, antes da emissão da zerésima.
A quantidade de urnas utilizadas nas auditorias e as instituições que participam, são determinadas pela Resolução TSE nº 23.673/2021 - incluindo Ministério Público, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Federal, partidos, coligações e federações partidárias. O evento é público e pode ser acompanhado por todos, presencialmente ou por meio de transmissão on-line, canal do TRE-RO no YouTube (ACOMPANHE AQUI).
Confira o calendário dos eventos:
No domingo (27/10), dia da eleição, os procedimentos de auditoria serão realizados conforme o seguinte cronograma:
Cerimônia de auditoria de funcionamento das Urnas Eletrônicas (Teste de integridade sem o uso da biometria do eleitor):
- 05 urnas eletrônicas
- Horário: 7h às 18h
- Local: Espaço Acesso "D" - Porto Velho Shopping, Avenida Rio Madeira, 3288 - Agenor Martins de Carvalho, Porto Velho - RO, 76.820-408.
Cerimônia de auditoria de funcionamento Urnas Eletrônicas (Teste de integridade com o uso da biometria do eleitor):
- 01 urna eletrônica
- Horário: 7h às 17h
- Local: Serviço Social da Indústria - SESI Escola, Rua Rio de Janeiro, 4734, Bairro Lagoa, Porto Velho - RO, 76.812-080.
Auditoria do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais das Urnas Eletrônicas:
- 03 urnas eletrônicas
- Horário: 5h – antes da emissão da zerézima
Local: Seção Eleitoral a ser escolhida ou sorteada na véspera das eleições.
O TRE-RO lembra que todas essas atividades de fiscalização são abertas ao público, ou seja, qualquer pessoa pode acompanhar o processo.
Assessoria de Comunicação – TRE-RO
Acompanhe nossas redes
| |