Acessibilidade Eleitoral: Senhora de 74 anos vota novamente com apoio do TRE-RO
Mais uma vez dona Diana Fortini consegue votar graças ao transporte oferecido pela Comissão de Acessibilidade do Tribunal

No último domingo (6), durante o 1º Turno das Eleições 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) mostrou mais uma vez seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade.
Diana Maria Costa Fortini, de 74 anos, novamente fez questão de participar das eleições municipais, mesmo não sendo mais obrigada a votar devido à idade e às dificuldades de locomoção. Ela chegou ao seu local de votação, na Escola Estadual José Otino de Freitas em uma ambulância, deitada em uma maca, para exercer seu direito de votar.
Essa foi a segunda vez que a senhora Diana contou com o apoio do TRE-RO para chegar ao seu local de votação. Em 2022, após nove anos sem participar do processo eleitoral, ela voltou às urnas com a ajuda da Comissão de Acessibilidade do tribunal.
A eleitora, que sofreu uma fratura e perdeu parte de sua mobilidade, mesmo diante das dificuldades, novamente deu exemplo de cidadania. "É uma das poucas liberdades que me resta. Agradeço muito ao tribunal", disse Diana para as pessoas que a assistiam ir votar.
O TRE-RO oferece transporte gratuito e assistência a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no dia da eleição. Esse serviço é essencial para garantir que todos possam exercer o direito de voto, contribuindo para o fortalecimento da democracia.
No 2º Turno, que acontecerá no próximo dia 27 de outubro, apenas na capital, o serviço novamente será oferecido. Para solicitar o apoio da Comissão de Acessibilidade do TRE-RO, basta:
- Ligar para o Disque Eleições no número 0800 148 0148 e agendar;
- Encaminhar um e-mail para acessibilidade@tre-ro.jus.br; ou
- Preencher o formulário disponível AQUI.
O Voto e a Inclusão
O exemplo da senhora Diana inspira outras pessoas a participarem ativamente do processo eleitoral, mostrando que, mesmo com limitações, é possível exercer esse direito fundamental.
Além disso, nos dias de votação é garantido o atendimento prioritário a pessoas com deficiência, idosos, gestantes e outras pessoas com dificuldade de locomoção.
A legislação eleitoral também permite que um acompanhante, de confiança do eleitor, ajude no processo de votação, desde que autorizado pelo presidente da seção eleitoral.
Assessoria de Comunicação – TRE-RO
Acompanhe nossas redes