TRE-RO realizou a coleta de votos em cédulas para a auditoria de votação eletrônica no 1º Turno das Eleições 2024

As cédulas ficarão guardadas em urnas de lona e somente serão abertas durante a auditoria amanhã (domingo)

As cédulas ficarão guardadas em urnas de lona e somente serão abertas durante a auditoria amanhã...

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) concluiu, neste sábado (05/10), a coleta de cédulas que serão utilizadas na auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas preparadas para o 1º turno das Eleições 2024.

O procedimento de auditoria de votação eletrônica, conhecido como Teste de Integridade, tem por objetivo atestar o grau de confiança das urnas eletrônicas por meio da contabilização de votos em cédulas que serão digitados em urnas eletrônicas no dia da eleição.

As urnas eletrônicas que participarão do teste de integridade foram sorteadas em audiência pública realizada neste sábado (5/10), na sede do TRE-RO, e foram recolhidas dos cartórios eleitorais para passarem pela auditoria.

O teste de integridade das urnas eletrônicas escolhidas ou sorteadas ocorrerá no Porto Velho Shopping durante o horário de votação (6/10), e será aberto ao público em geral. Todo o processo de auditoria também pode ser acompanhado pelo canal do TRE-RO no YouTube (ACOMPANHE AQUI).

No dia da eleição também será realizada outra forma de auditoria: o teste de autenticidade dos sistemas das urnas eletrônicas, que ocorre nas seções eleitorais sorteadas, antes da votação, sob a fiscalização dos mesários, juízes eleitorais e fiscais de partidos políticos.

 

Teste de integridade com Biometria

Ainda no dia da eleição, também é realizado o Teste de Integridade com Biometria em duas seções eleitorais do local de votação SESI-Escola, em Porto Velho.

Na auditoria de votação com biometria são realizadas as mesmas rotinas do teste de integridade, distinguindo-se, no entanto, pelo emprego das digitais de eleitores voluntários da seção eleitoral antes de ser realizada a digitação dos números das cédulas coletadas nas urnas eletrônicas.

Cronograma de atividades

No domingo (06/10), dia da eleição, os procedimentos de auditoria serão realizados conforme o seguinte cronograma:

Domingo de Eleição – Cerimônia de auditoria de funcionamento das Urnas Eletrônicas (Teste de integridade sem o uso da biometria do eleitor):

  • 18 urnas eletrônicas - Data: 06/10/2024 - 1º Turno
  • 05 urnas eletrônicas - Data: 27/10/2024 – 2º turno, se houver
  • Horário: 7h às 18h
  • Local: Espaço Acesso "D" - Porto Velho Shopping, Avenida Rio Madeira, 3288 - Agenor Martins de Carvalho, Porto Velho - RO, 76.820-408.

 

Domingo de Eleição – Cerimônia de auditoria de funcionamento Urnas Eletrônicas (Teste de integridade com o uso da biometria do eleitor):

  • 02 urnas eletrônicas - Data: 06/10/2024 1º Turno
  • 01 urna eletrônica - Data: 27/10/2024 – 2º turno, se houver
  • Horário: 7h às 17h
  • Local: Serviço Social da Indústria - SESI Escola, Rua Rio de Janeiro, 4734, Bairro Lagoa, Porto Velho - RO, 76.812-080.

 

Domingo de Eleição – Auditoria do Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais das Urnas Eletrônicas:

  • 03 urnas eletrônicas
  • Data: 06/10/2024, 1º Turno
  • Data: 27/10/2024 – 2º turno, se houver
  • Horário: 5h – antes da emissão da zerézima

Local: Seção Eleitoral a ser escolhida ou sorteada na véspera das eleições.

 

O TRE-RO lembra que todas essas atividades de fiscalização são abertas ao público, ou seja, qualquer pessoa pode acompanhar o processo.

 

Assessoria de Comunicação – TRE-RO

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Youtube

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.