Conheça os principais recursos que deixam o processo eleitoral mais acessível
Em Rondônia, cadastro eleitoral registra 12.978 pessoas eleitoras com alguma deficiência
A partir das Eleições Municipais de 2024, todas as urnas eletrônicas contarão com um novo recurso para auxiliar pessoas com deficiência visual: a voz sintetizada chamada "Letícia". Esse recurso vai guiar eleitoras e eleitores cegos ou com baixa visão durante a votação, tornando o processo mais acessível e fácil de entender.
Para usar esse recurso, a pessoa com deficiência visual só precisa avisar os mesários. Eles vão entregar fones de ouvido descartáveis, que podem ser usados na cabine de votação. Depois, o eleitor pode levar os fones para casa. Isso garante mais autonomia e total sigilo do voto.
Além disso, para atender a eleitora e o eleitor com deficiência auditiva, as urnas contam com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os intérpretes de Libras aparecem no canto inferior da tela das urnas e traduzem ao usuário os cargos em votação.
Para os eleitores com deficiência visual, a urna eletrônica também conta com teclas antiaderentes e números em alto relevo com o alfabeto em Braille, bem como com as teclas de "Confirma", "Corrige" e "Branco". Esse recurso permite que eleitoras e eleitores que tenham alguma deficiência visual possam saber quais são as teclas que estão pressionando.
Voto acessível
Para o momento do voto, a Justiça Eleitoral garante aos eleitores os recursos e providências necessários para uma votação confortável.
Transporte gratuito
O TRE-RO também oferece transporte gratuito para pessoas com deficiência no dia da eleição, exclusivo para Porto Velho. Os interessados podem se cadastrar ligando para os números 148 (pago) ou 0800 148 0148 (gratuito), enviando um e-mail para acessibilidade@tre-ro.jus.br ou preenchendo o formulário disponível no link: https://forms.gle/pRWfpuYnfgfjQAwJ6.
Os locais de votação contam com Monitores de Acessibilidade, que são responsáveis para prestar atendimento aos eleitores com deficiência, garantindo que aqueles que se enquadrem nas situações previstas na legislação e precisem de auxílio no momento da votação tenham seus direitos assegurados.
Pessoas com deficiência também podem levar alguém de confiança para acompanhar na hora de votar, desde que essa pessoa não trabalhe para a Justiça Eleitoral ou partidos políticos.
Eleitorado com deficiência no estado
O cadastro eleitoral em Rondônia, registra 12.978 eleitoras e eleitores com alguma deficiência. Deficientes auditivos representam 9,7% deste número (1.433 eleitores). Deficientes visuais 18,27% (2.700), eleitores com deficiência de locomoção 26,76% (3.954 pessoas) e 42,53% declararam outros tipos de deficiência (6.284).
Assessoria de Comunicação – TRE-RO
Acompanhe nossas redes
| |