TRE-RO participa da 3ª Edição do Prêmio Mulheres Negras que escreveram histórias 2024
Tribunal prestigiou cerimônia que celebra conquistas e resistência racial em Porto Velho
No dia 20 de dezembro de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), representado pela Diretora-Geral, Lia Maria Araújo Lopes, esteve presente na 3ª Edição do Prêmio Mulheres Negras que Escreveram Histórias 2024. O evento de grande relevância social e cultural, foi realizado no auditório do Teatro Guaporé, em Porto Velho, e promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF), em parceria com diversas instituições como a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Defensoria Pública do Estado (DPE/RO), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), SEBRAE, SESC, Salão Black White Estúdio e Maple Bear.
Durante a solenidade, 20 mulheres negras de diversas etnias, sendo dez delas “in memoriam”, foram reconhecidas pelo seu papel histórico e social. As homenageadas foram selecionadas com base em critérios como relevância social, contribuição para a identidade racial e papel como referência em áreas como educação, saúde, cultura, esporte, empreendedorismo, política e justiça.
As mulheres destacadas receberam o busto de Tereza de Benguela líder quilombola do século XVIII e símbolo da resistência à escravidão. A entrega dos prêmios reforça a importância de reconhecer e valorizar a história e as contribuições das mulheres negras para a sociedade.
O “Prêmio Mulheres Negras que Escrevem Histórias” integra as celebrações do dia Municipal da Mulher Negra, Latino-America e Caribenha, comemorado em 25 de julho, conforme estabelecido pelas Leis Municipais nº 2.833/2021 e Lei nº 2.952/2023. A data foi instituída em homenagem ao primeiro Encontro de Mulheres Afro Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em 1992, na República Dominicana.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
| |