Justiça Eleitoral discute ampliação de locais de votação para comunidades indígenas da 1ª Zona Eleitoral
Encontro reuniu lideranças indígenas e representantes da FUNAI para definir medidas que ampliem o acesso ao voto em Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

No dia 19 de março de 2025, a 1ª Zona Eleitoral de Rondônia realizou uma reunião no Fórum Eleitoral de Guajará-Mirim para discutir a ampliação do acesso ao voto para comunidades indígenas da região. O encontro contou com a participação de representantes da FUNAI e de lideranças indígenas e teve como objetivo a definição das localidades que serão analisadas para a instalação de novas seções eleitorais em aldeias de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
Definição das comunidades
Foram discutidas diversas localidades para a possível instalação de novos locais de votação. As propostas contemplam tantas áreas ribeirinhas quanto rurais, priorizando critérios como acessibilidade, segurança e viabilidade logística.
Critérios e próximos passos
A definição das novas seções eleitorais levará em consideração aspectos como a disponibilidade de prédios públicos adequados, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, segurança, acesso à energia elétrica e internet, bem como transporte para eleitores de áreas mais distantes.
Durante a reunião, também foi solicitado o apoio das lideranças indígenas para conscientização dos eleitores e mobilização de voluntários para atuar como mesários e monitores no dia da eleição. Além disso, a parceria com a FUNAI será fundamental para garantir a efetividade das medidas adotadas.
Projeto “Meu voto, Meu Poder”
A reunião faz parte da segunda etapa do Projeto Meu voto, Meu poder, que busca ampliar a acessibilidade ao voto para eleitores de Rondônia, em especial, dos povos originários e facilitar o acesso ao voto de forma justa e segura, fortalecendo a democracia e respeitando a diversidade cultural das comunidades indígenas.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|