17ª PRIMAVERA DE MUSEUS

Fórum Eleitoral - Indígena

O Centro de Memória e Documentação Histórica do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, participa da 17ª edição da Primavera dos Museus, realizando o lançamento público da dissertação de Mestrado do servidor deste Regional, João Paulo Rodrigues de Lima, sob o tema “Candidaturas indígenas em Rondônia - (1a Zona Eleitoral) nas Eleições de 2012, 2016 e 2020 a partir do TRE-RO.”

O evento é uma iniciativa do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e tem como objetivo promover os museus brasileiros. A programação da 17ª Primavera dos Museus acontecerá entre os dias 18 e 22 de setembro.

No contexto em que se busca a inclusão de todos os cidadãos no processo democrático os museus, detentores e promotores da memória, da cultura, e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.

As memórias dos povos indígenas são essenciais para preservar suas culturas, línguas e conhecimentos ancestrais. Muitas comunidades indígenas enfrentaram séculos de colonialismo, exploração e opressão que causaram a perda de terras, a destruição de tradições e a negação de seus direitos fundamentais.

A democracia efetiva para os povos indígenas implica o respeito aos seus direitos de autodeterminação, consulta e consentimento livre, prévio e informado sobre questões que afetam suas terras e comunidades, em uma abordagem inclusiva que valorize suas memórias e perspectivas.

É importante enfatizar que a expropriação e a violência foram e são estendidas a todas as pessoas que não são considerados abençoados e merecedores, para quem, às custas de manter privilégios, são expropriados de seus direitos, ou seja, todo aquele e aquela, diversos dos padrões de uma cultura patriarcal.

Mas a memória destes feitos está marcada nos corpos e objetos. Está presente, às vezes mal disfarçado, às vezes muito explícitos, nas nossas narrativas, nas nossas práticas institucionais e nas relações de trabalho, pois a ideologia que cria uma sociedade una, quando na verdade está dividida, coloniza a nós todos e atravessa todas as nossas relações e instituições. E, assim, o tempo presente tem convocado os museus a reverem suas histórias e narrativas, a lançar outro olhar sobre suas coleções e iniciar um processo sincero de escuta, revisão e reparação.

Portanto, a memória é um elemento vital para a construção da democracia e para a promoção da igualdade e da justiça social. Por um lado, preservar as memórias das pessoas indígenas é fundamental para que suas lutas, realizações e identidades sejam valorizadas e respeitadas na sociedade contemporânea e os museus têm essa responsabilidade.

A democracia verdadeira deve garantir a inclusão dessas vozes historicamente marginalizadas, permitindo que sejam protagonistas de seu próprio destino e da construção de um futuro mais justo e igualitário.

Nesse sentido, nesta 17ª Primavera dos Museus, o TRE de Rondônia, reafirma seu compromisso com a Democracia, no sentido de tomar parte na construção de um país mais justo e igualitário; de um país cuja população sempre buscou resistir com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão, pacificação e aviltamento.

17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS_IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

Texto de Referência

CANDIDATURAS INDÍGENAS EM RONDÔNIA (1a ZONA ELEITORAL) NAS ELEIÇÕES DE 2012, 2016 E 2020 A PARTIR DO TRE-RO

 

Presidente: Enio Salvador Vaz
Vice-Presidente: Claudia Mara da Silva Faleiros Fernandes
Áurea Cristina Saldanha Oliveira Aragão
Marcelo Silva Marinho

Everaldo Cardoso Lopes
Michel Andrade do Nascimento
Elen Quézia Felizardo
Joeser Alvares da Silva
Alexandre Tito Hernandez de Figueiredo
Felipe Farias Candido Brasil
Cícero João de Freitas
Fábio Zanco de Oliveira Ferraz
Marcos Alves de Souza
Lázaro da Silva
Plínio Martins de Oliveira
Vinícius Brito dos Santos
Rudma Rosa Oliveira Costa

24 horas - online