Tribunal Regional Eleitoral - RO
Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação
Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação
Seção de Arquivo e Jurisprudência
PORTARIA N. 58/2020
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA, no desempenho de suas atribuições legais e regimentais, considerando o constante do Processo SEI 0002057-65.2019.6.22.8000 (evento 0512896), RESOLVE:
Aprovar o Plano Anual de Capacitação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, para o exercício 2020, conforme o anexo único desta Portaria, passível de revisões e ajustes e condicionado à disponibilidade orçamentária para o custeio das ações.
A Escola Judiciária Eleitoral e a Secretaria de Gestão de Pessoas deverão acompanhar o calendário de execução das atividades previstas no PAC 2020, ficando determinado o reagendamento de datas ou a reformulação das capacitações que eventualmente venham a colidir com as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) adotadas por este Tribunal.
Publique-se.
Registre-se.
Cumpra-se.
Porto Velho, 24 de março de 2020.
Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia
Presidente
ANEXO ÚNICO
Apresentação
Nos termos da Resolução TSE nº 22.572/2007 e da Resolução nº 23/2016, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) apresentam o plano de capacitações para o exercício de 2020.
DESCRIÇÃO DE NECESSIDADES
A formulação do Plano Anual de Capacitações, PAC-2020, busca atender necessidades das unidades e equipes de trabalho de nosso regional, de forma a garantir o melhor desempenho possível para os processos, serviços e comportamentos das pessoas envolvidas.
Em atividade de supervisão dos trabalhos, a Escola Judiciária Eleitoral constatou a aderência do Plano Anual de Capacitação 2020 ao planejamento estratégico deste Tribunal e considerou-o pronto para a sua execução.
As necessidades foram levantadas em conjunto com os gestores de unidades, os quais foram consultados em tempo e tiveram prazos para o alinhamento das ações de capacitação. Ainda assim, as demandas por aprendizado superam em muito a capacidade de execução dentro de um único exercício, o que levará a SGP a limitar a sua execução de acordo com a disponibilidade de tempo e recursos orçamentários, zelando para a maximização do desempenho do plano.
A partir de 2020, entretanto, sugere-se a criação de trilhas de desenvolvimento competências, como modelo de aprendizagem, de forma que os conteúdos possam ser melhor distribuídos e a aprendizagem possa ser acompanhada de maneira mais consistente que o modelo anterior permitia.
TRILHAS DE APRENDIZAGEM
O conceito de trilhas remete à criação de caminhos utilizados pelas unidades e servidores para seu aperfeiçoamento. Em uma trilha são disponibilizados conteúdos, apontados caminhos e até oferecidos treinamentos.
Por se tratar de um movimento inicial de criação de trilhas, o que se apresenta no PAC-2020 é o percurso inicial de aprendizagem sugerido para cada eixo temático de desenvolvimento de nosso regional. A cada ano esse percurso deverá ser aperfeiçoado, até o ponto em que nosso ambiente de aprendizagem esteja preparado para oferecer a curadoria necessária aos servidores e unidades que desejem aperfeiçoamento.
As possibilidades de capacitação apontadas no PAC-2020 encontram limites para a contratação e execução dentro de um exercício, o que nos faz apontar o caminho das trilhas como solução, para que haja continuidade no desenvolvimento de nossos processos, competências e desenvolvimento de equipes.
As trilhas propostas e seus conteúdos foram elaboradas de acordo com as informações de necessidade de capacitação prestadas pelas unidades, informações coletadas em processos de avaliação de servidores, informações provenientes das inspeções realizadas nos cartórios eleitorais e pesquisas da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento sobre tendências e necessidades de capacitação.
A criação de trilhas requer aperfeiçoamento contínuo, o que se dará pela verificação da sazonalidade de cada conhecimento, da verificação dos históricos de aprendizagem das unidades, da avaliação de mudanças no contexto externo que requeiram atualizações e da descoberta de novos temas e abordagens que necessitem ser incluídos em cada eixo temático da matriz de competências, é um desenvolvimento cíclico e contínuo que terá atualizações anuais para aumento da maturidade do processo.
PRIORIZAÇÃO DE CAPACITAÇÕES
A quantidade de necessidades relacionadas neste documento é imensamente superior à capacidade de contratação e execução em um exercício, dados os limites de tempo e orçamento. Por esse motivo faz-se necessário estabelecer critérios de priorização na execução do PAC. Dessa forma levar-se á sempre em conta:
1. A abrangência do público-alvo: capacitações que envolvam maior número de servidores serão priorizadas, especialmente no primeiro semestre de ano eleitoral;
2. Menor custo com deslocamentos: havendo a possibilidade de inscrição em evento local que atenda o conhecimento a ser adquirido, ou mesmo capacitações que utilizem ambiente virtual, essas serão priorizadas;
3. Capacitações imprescindíveis para o funcionamento de unidades, sistemas, processos ou rotinas de trabalho;
4. Obrigatoriedade de execução: as capacitações que se tornaram obrigatórias por imposição legal, exigências de órgãos superiores ou determinação da alta gestão;
5. Oportunidades inadiáveis, com a existência de capacitações importantes para o desenvolvimento das atividades que exijam o aproveitamento de uma oportunidade apresentada.
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DO PLANO DE CAPACITAÇÕES
Considerando que o orçamento de capacitações prevê a distribuição dos recursos entre contratações, diárias e passagens em um mesmo plano interno orçamentário, adotaram-se algumas medidas para minorar o prejuízo ao desenvolvimento organizacional e profissional, dentre as quais destacam-se:
1. A priorização dos treinamentos.
2. A formação de turmas, sempre que possível, para que o custo por participante seja minorado.
3. A redução do número de participantes em capacitações fora do estado, vez que o valor das diárias compromete a execução do plano. Com isso, será necessário negociar com os diversos fornecedores de treinamentos a formação de turmas em Rondônia.
4. A utilização de cursos a distância, sempre que a análise de custo-benefício recomendar.
5. A verificação do calendário eleitoral, de forma a garantir a máxima participação das pessoas chave de cada unidade.
6. A multiplicação de eventos nos termos da Res. 23/2016.
O orçamento disponível no exercício é de R$ 447.372,00 (quatrocentos e quarenta e sete mil e trezentos e setenta e dois reais).
Faz-se necessário observar também, que:
1. Capacitações in-company, dependendo da área de conhecimento, profundidade da abordagem, carga-horária, exigência de especialização do instrutor, possuem variações de preços, tais situações foram consideradas quando da elaboração do plano, no entanto, é necessário ressaltar que a execução do PAC exigirá pesquisa e negociação junto aos diversos fornecedores disponíveis, a fim de garantir o atendimento das necessidades.
2. Os custos também podem variar de acordo com a disponibilidade dos instrutores, época do ano e situação do mercado.
3. As capacitações sugeridas poderão ser substituídas por outras, desde que o eixo e a disciplina sejam mantidos, de forma a melhor atender as necessidades do Tribunal e de acordo com a disponibilidade orçamentária.
4. As capacitações realizadas por instrutores internos remunerados serão executadas mediante a comparação de propostas de planos de curso a serem encaminhadas à COEDE para análise. O processo será conduzido com a máxima transparência, permitindo a participação de todos os servidores que se considerarem qualificados. Os cursos sofrerão avaliação específica, conforme preconiza o cadastro nacional de instrutores internos, e os instrutores bem avaliados serão inscritos nesse rol.
5. A execução do plano será avaliada continuamente, de forma a se realizar ajustes, os quais serão encaminhados para apreciação superior, sempre que necessário.
6. A aderência ao plano será considerada quando as capacitações contratadas atenderem às necessidades nele relacionadas, novas necessidades elencadas serão analisadas particularmente e terão prioridade mais baixa que as do PAC, exceto por determinação direta da alta gestão.
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS E INDICADORES
O Plano Anual de Capacitações, fundamenta-se nos valores definidos no Planejamento Estratégico deste regional, em especial aos valores de transparência, celeridade, eficácia, qualidade de vida do servidor e comprometimento.
Também atende ao objetivo estratégico de aperfeiçoamento da gestão de pessoas.
São indicadores alimentados pela execução do PAC:
1. Utilização dos recursos orçamentários: identifica o percentual de utilização dos recursos disponíveis para a execução do plano;
2. Atenção aos eixos de competência: afere se as necessidades de todos os tipos de conhecimento mapeados na Matriz de Competências foram atendidas durante o exercício;
3. Inclusão de servidores: mensura o aproveitamento das ofertas de capacitação pelos servidores de todo o estado.
INSTRUTORES INTERNOS
As capacitações previstas no PAC-2020 poderão ser oferecidas por instrutores internos devidamente credenciados nos termos do Edital n. 26/2017, publicado no DJE n. 20170169, de 13/09/2017, os quais poderão ser remunerados ou não, conforme os critérios a seguir:
1.Ter oferecido nos últimos três exercícios alguma atividade de capacitação sem remuneração, a qual deverá estar documentada no sistema da COEDE e cuja avaliação tenha recebido nota igual ou superior a 8,0 dos participantes;
2. Ter participado de curso de formação de instrutores internos ou trilha de formação de instrutores;
3. Apresentar plano de aula contendo:
o Nome da capacitação
o Eixo de competência
o Público-alvo
o Conteúdo programático
o Carga-horária
o Métodos e abordagens
Caso o servidor não tenha cumprido o Item I desses critérios, poderá oferecer sua capacitação sem remuneração a fim de cumprir o requisito quando da formação de novas turmas.
O uso de formações com instrutores internos, remunerados ou não, dependerá da disponibilidade de agenda do público-alvo e de aprovação da Diretoria Geral em processo devidamente instruído.
Caberá à SGP, por meio da COEDE, a publicação de Edital de chamada para instrutores internos, dando prazo para que novos servidores se credenciem para a oferta de cursos.
Em nenhuma hipótese haverá remuneração de instrutores para capacitações não previstas no PAC.
MULTIPLICAÇÃO DE EVENTOS
Os eventos multiplicativos estão previstos na Res. 23/2016 e fazem parte do processo de contratação de cursos. Significa dizer que uma contratação só poderá ser oficialmente concluída após o registro da multiplicação.
Não são passíveis de multiplicação os cursos contratados na modalidade in-company, ou que contem com a inscrição de mais de 10 participantes, posto que nesses casos considera-se que o conteúdo está incorporado na organização. Os cursos com participação menor de servidores devem ser multiplicados e devidamente documentados.
A partir deste exercício a documentação dos eventos multiplicativos comporá o conteúdo das trilhas de aprendizagem, facilitando a gestão do conhecimento. A COEDE proverá ambiente virtual adequado para o acesso das informações, bem como a consultoria aos gestores de unidades para que componham as trilhas para suas respectivas equipes.
Para facilitar o agendamento das multiplicações, ficam definidas as semanas de multiplicação de eventos, nas quais os multiplicadores deverão se inscrever assim que sua indicação para a participação em treinamentos seja aprovada pela Diretoria Geral:
Semana de Multiplicação I: 21 a 24 de abril
Semana de Multiplicação II: 23 a 26 de junho
Semana de Multiplicação III: 25 a 28 de agosto
Semana de Multiplicação IV: 24 a 27 de novembro
Os servidores capacitados serão incentivados a promover multiplicações em vídeo, para armazenamento em portal mantido pela COEDE, para consulta dos demais servidores em qualquer tempo.
CONSIDERAÇÕES
O conjunto de demandas a serem atendidas é complexo. Torna-se, portanto, função do PAC garantir que o atendimento seja o mais completo e efetivo possível, para que se obtenha internamente o máximo desempenho na realização das atividades.
A inclusão das demandas no Plano não obriga a contratação de cursos, posto que durante o exercício novas demandas podem surgir, novas abordagens podem substituir a necessidade de contratação ou mesmo a ocupação das unidades pode impedir a realização de algum evento planejado.
ROL DE CAPACITAÇÕES PASSÍVEIS DE CONTRATAÇÃO/EXECUÇÃO EM 2020
Em atenção às diretrizes estabelecidas na reunião de gestores realizada do no dia 9 de janeiro, na sala da Diretoria Geral, conforme evento 0494133, sugere-se este conjunto de capacitações priorizadas para contratação neste exercício.
Código |
Título |
Objetivo |
Vagas |
Modalidade |
Eixo de capacitações essenciais: compreende as capacitações necessárias a todos os servidores. Algumas dessas capacitações compõem o conjunto de ambientação das unidades, outras devem ser disponibilizadas para todos os servidores, independentemente do tempo em que se encontram lotados no TRE-RO.
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20200101 |
Atendimento ao público: padrões para a Justiça Eleitoral, na forma do Projeto Eleitor em Perspectiva |
Padronizar a qualidade do atendimento nas centrais de atendimento ao eleitor |
60 |
Presencial – instrutória interna |
20200102 |
Comunicação não violenta |
Aperfeiçoar o nível de diálogo interno às unidades e entre unidades do regional |
100 |
Presencial – contratação in-company |
20200103 |
Formação básica em Libras |
Ampliar a comunicação do nosso regional no uso da segunda língua oficial brasileira |
20 |
Presencial – contratação in-company |
20200104 |
Libras, habilidades de comunicação |
Aperfeiçoar o aprendizado dos servidores que já fizeram formações em Libras |
20 |
Presencial – contratação in-company |
20200105 |
Nivelamento de servidores do Poder Judiciário |
Atender à ambientação oficial estabelecida pelo CNJ |
100 |
EAD |
20200106 |
Sistemas administrativos |
Aperfeiçoar o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis e sistemas administrativos. Não possuímos ainda capacitações disponíveis em nossos sistemas, a estratégia para o ano é estimular a produção interna de tutoriais e minicursos para o uso dos servidores, com remuneração por encargo de concurso |
200 |
EAD |
20200107 |
Adobe Indesign |
Aperfeiçoar técnicas de editoração e produção de materiais gráficos para relatórios e comunicações |
30 |
EAD |
20200108 |
Diagramação e criação de infográficos |
Aperfeiçoar a elaboração dos relatórios de gestão |
30 |
EAD |
20200109 |
MS-Project Web |
Facilitar o uso da ferramenta de projetização e produtividade pelas equipes do TRE-RO |
30 |
EAD |
20200110 |
MS-Project Professional |
Facilitar o uso da ferramenta de projetização e produtividade pelas equipes do TRE-RO |
30 |
EAD |
20200111 |
Cerimonial – Formação para coordenadores do Cerimonial |
Aprimorar o planejamento e a coordenação das atividades da Comissão de cerimonial |
4 |
Presencial |
20200112 |
Cerimonial – Capacitação para a equipe |
Aperfeiçoar a execução das atividades da Comissão de cerimonial |
20 |
Instrutoriainterna |
20200113 |
Gestão documental |
Técnicas para o melhor uso e organização dos documentos e processos |
100 |
EAD |
Eixo de capacitações gerenciais: compreende o conjunto de capacitações a serem disponibilizadas a gestores, desde o nível de chefia até o nível de Diretoria. Também será estendido aos substitutos, substitutos eventuais e servidores ocupantes de função comissionada em qualquer nível.
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20200201 |
Ferramentas de gestão e produtividade |
Aperfeiçoar o controle de rotinas e aumentar a produtividade das equipes |
30 |
EAD |
20200202 |
Sustentabilidade e uso de recursos no ambiente de trabalho |
Conscientização sobre o uso sustentável de recursos |
80 |
EAD |
20200203 |
Elaboração, gestão e continuidade do planejamento estratégico |
Aperfeiçoamento do planejamento e execução de estratégias |
40 |
In-company |
20200204 |
Gestão e simplificação de processos de trabalho |
Melhoria das rotinas, facilitação de regulamentação e melhoria na qualidade da comunicação e coordenação das atividades |
40 |
In-company |
20200205 |
Gestão de Riscos de TIC |
Ampliação da segurança de dados e comunicações. Aperfeiçoamento da equipe e gestores |
20 |
In-company |
20200206 |
Governança aplicada: técnicas para aperfeiçoamento da gestão de riscos e compliance |
Melhoria das práticas de gestão, nos termos das orientações e acórdãos do TCU. |
20 |
In-company |
20200207 |
Gestão de projetos |
Melhoria da qualidade dos projetos, programas e portfolio |
30 |
In-company |
20200208 |
Segurança de dados e informações em ambientes tecnológicos |
Conscientização de servidores sobre a segurança de dados |
100 |
EAD |
20200209 |
PNL Básica – Habilidades de comunicação |
Fortalecimento da comunicação interna, práticas de gestão de equipes, gestão das emoções |
25 |
In-company |
20200210 |
Formação básica em coaching |
Aperfeiçoamento gerencial |
25 |
In-company |
20200211 |
Formação em análise de perfis comportamentais DISC |
Aperfeiçoamento gerencial |
25 |
In-company |
20200212 |
Exigências do CNJ em relação às suas metas e indicadores |
Identificação de capacitações que se tornam necessárias para o aperfeiçoamento da gestão, em conformidade com as exigências do CNJ. |
20 |
In-company |
Eixo de Administração pública: compreende as disciplinas que envolvem licitações e contratos, legislação de pessoal, gestão de almoxarifado e patrimônio, terceirizações, processos administrativos disciplinares, dentre outros.
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20200301 |
Aposentadoria especial e averbação de tempo de serviço |
Atualização de equipes envolvidas no registro, análise e decisões sobre averbação de tempo de serviço e aposentadorias especiais |
20 |
In-company |
20200302 |
Projetos eSocial, RFD e Reinf |
Conhecimento das decisões e práticas envolvendo esses serviços |
20 |
In-company |
20200303 |
Legislação trabalhista com ênfase na terceirização de mão-de-obra |
Gestão dos contratos de terceirização |
10 |
Inscrição em eventos abertos |
20200304 |
Gestão contábil de bens móveis |
Aperfeiçoamento da gestão patrimonial |
8 |
Inscrição em eventos abertos |
20200305 |
Sistemas de controle de almoxarifados e patrimônio (ASI Patrimônio e ASI Almoxarifado) |
Gestão de estoques e distribuição de bens permanentes e de consumo |
8 |
Inscrição em eventos abertos |
20200306 |
Descarte sustentável de materiais e elaboração de Política de Gestão de Resíduos Sólidos |
Aperfeiçoamento para equipe do núcleo de sustentabilidade |
20 |
In-company |
20200307 |
Gestão das rotinas de manutenção predial |
Aperfeiçoamento de práticas e rotinas de gestão predial |
12 |
In-company |
20200308 |
Gestão de contratos de terceirização de serviços |
Aperfeiçoamento da gestão dos contratos de terceirização |
12 |
Inscrição em eventos abertos |
20200309 |
Gestão de obras e contratos de manutenção predial |
Elaboração de peças para licitações envolvendo obras e serviços |
12 |
Inscrição em eventos abertos |
20200310 |
Terceirização de transportes com uso de aplicativos |
Desenvolvimento de estratégia de redução de custos com transporte |
8 |
In-company |
20200311 |
Elaboração de estudo técnico preliminar |
Aperfeiçoamento das contratações |
30 |
In-company |
20200312 |
Pesquisa e formação de preços de mercado |
Aperfeiçoamento das contratações |
20 |
In-company |
20200313 |
Elaboração de projetos básicos e termos de referência |
Aperfeiçoamento das contratações |
20 |
In-company |
20200314 |
Planilhas de cálculo para contratos de terceirização |
Aperfeiçoamento dos processos de terceirização |
12 |
Inscrição em eventos abertos |
20200315 |
Licitação e contratos de obras de engenharia |
Aperfeiçoamento das contratações de obras |
12 |
Inscrição em eventos abertos |
20200316 |
Boas práticas para contratação de TIC |
Aperfeiçoamento das contratações de TIC |
20 |
In-company |
20200317 |
Compras sustentáveis no setor público |
Ampliação do escopo de sustentabilidade |
20 |
In-company |
20200318 |
Gestão e fiscalização de contratos administrativos |
Aperfeiçoamento de práticas de gestão e fiscalização |
20 |
In-company |
20200319 |
Gestão e fiscalização de contratos de terceirização |
Aperfeiçoamento de práticas de gestão e fiscalização de contratos de terceirização |
12 |
In-company |
20200320 |
Reequilíbrio econômico e financeiro de contratos (revisão, repactuação e ajustes) |
Aperfeiçoamento das contratações |
20 |
In-company |
20200321 |
Alterações contratuais (quantitativas e qualitativas) |
Aperfeiçoamento das contratações |
20 |
In-company |
20200322 |
Aplicação de penalidades e sanções administrativas |
Aperfeiçoamento da gestão contratual |
20 |
In-company |
20200323 |
Elaboração de pareceres técnicos em processos de licitação |
Aperfeiçoamento da análise jurídica de processos |
20 |
In-company |
20200324 |
Sindicância e processo administrativo disciplinar |
Aperfeiçoamento para comissão de sindicância, COSE e outras unidades indicadas |
20 |
In-company |
20200325 |
Participação na semana de Administração – ESAF |
Atualização de equipes da SAOFC e CCIA |
4 |
Inscrição em eventos abertos |
20200326 |
Sistemas de consultas gerenciais no Governo Federal |
Atualização para equipe COFC |
4 |
Inscrição em eventos abertos |
Eixo de capacitações em Direito: compreende o desenvolvimento específico para servidores que atuam diretamente na análise de processos que requerem amplo conhecimento do Direito. Excetua-se deste eixo os conhecimentos em Direito Eleitoral, que por norma são de responsabilidade da Escola Judiciária Eleitoral.
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20200401 |
Instrução processual, teoria e prática |
Aprimoramento da gestão documental |
100 |
EAD |
20200402 |
Elaboração de ementas e acórdãos |
Desenvolvimento das equipes de assessores e servidores da área finalística |
20 |
In-company |
20200403 |
Técnicas legislativas |
Desenvolvimento das equipes de assessores e servidores da área finalística |
20 |
In-company |
20200404 |
Crimes Cibernéticos |
Atualização em Direito Processual Penal com o foco na investigação e julgamento de crimes cibernéticos |
20 |
In-company |
Eixo de capacitações técnicas e específicas: relaciona-se com as unidades técnicas que, em sua maioria, são compostas por servidores com formação ou conhecimento especializado em áreas de conhecimento próprias, como edificações, engenharia, medicina, odontologia, contabilidade, auditoria, dentre outras.
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20200501 |
Auditoria de TI |
Aperfeiçoamento dos processos de auditoria de TIC |
10 |
In-company |
20200502 |
Combate à desinformação |
Atuação no processo de comunicação com o público externo |
40 |
In-company |
20200503 |
Comunicação social, congressos e seminários (Combrascom/ Redes eGov) |
Aperfeiçoamento e atualização da equipe de comunicação |
2 |
Inscrição em eventos abertos |
20200504 |
Postura profissional para equipes de comunicação e imprensa |
Melhoria das atividades práticas de cobertura de eventos |
5 |
Presencial ou EAD |
20200505 |
Fotografia e edição de imagens |
Aperfeiçoamento da equipe de jornalismo e unidades que atuam na fiscalização de obras, organização de eventos, bem como outros interessados |
20 |
Instrutoriainterna |
20200506 |
Redes sociais e marketing nas redes sociais |
Aperfeiçoamento da comunicação e interação entre TRE e cidadãos |
20 |
In-company |
20200507 |
Media training para porta vozes ou Social media training |
Servidores que lidam com comunicação social e getor ou porta voz do Tribunal |
20 |
in-company |
20200508 |
Suporte Básico de Vida |
Atualização da equipe de saúde |
2 |
Inscrição em eventos de terceiros |
20200509 |
Congressos na área de saúde |
Atualização da equipe de saúde |
2 |
Inscrição em eventos de terceiros |
20200510 |
Gestão de suprimentos para a área de saúde |
Estabelecimento de controles para a gestão do almoxarifado da área de saúde |
4 |
Inscrição em eventos de terceiros |
20200511 |
Primeiros socorros |
Preparação de servidores para atuação em situações emergenciais |
40 |
Instrutoriainterna |
20200512 |
Sistemas informatizados para desenho técnico |
Aperfeiçoamento da elaboração de projetos |
2 |
Inscrição em eventos de terceiros |
20200513 |
Museologia e história de museus |
Aprimoramento da equipe responsável pela área de gestão documental e memória eleitoral |
3 |
Inscrição em eventos de terceiros |
Eixo de Segurança: compreende as ações de desenvolvimento destinadas a agentes de segurança e à segurança institucional, patrimonial e de TIC.
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20200601 |
Direção defensiva e evasiva |
Parte da formação de agentes de segurança |
7 |
Verificar a possibilidade de convênio |
20200602 |
Formação para agentes de segurança |
Cumprimento de obrigatoriedade legal |
7 |
Verificar a possibilidade de convênio |
20200603 |
Mecânica de veículos – teoria e prática |
Aperfeiçoamento da equipe da SET |
5 |
Inscrição em eventos de terceiros |
20200604 |
Habilitações em transporte de passageiros, produtos perigosos, carga indivisível e veículos de emergência |
Aperfeiçoamento da equipe da SET |
5 |
Convênio com DETRAN |
Eixo de TIC: a área de Tecnologia da Informação e Comunicações, por ser específica e contar com a necessidade de atualizações constantes, recebeu um capítulo específico no planejamento de capacitações. O corpo técnico de TIC precisa ser altamente especializado, para cumprir todos os requisitos que nosso trabalho exige.
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20200701 |
Administração de banco de dados Oracle |
Desenvolvimento da equipe de programadores de sistemas |
4 |
Inscrição em eventos de terceiros |
20200702 |
Curso de infraestrutura ágil com linux (Openshift e Kubernetes) |
Aperfeiçomento da equipe de infraestrutura de sistemas |
4 |
Inscrição em eventos de terceiros |
20200703 |
Gerenciamento da infraestrutura de TIC |
Aperfeiçomento da equipe de infraestrutura de sistemas |
4 |
Inscrição em eventos de terceiros |
20200704 |
Gerenciamento de segurança da TIC |
Aperfeiçoamento da segurança de dados |
4 |
Inscrição em eventos de terceiros |
Eixo de Recursos Humanos: assim como a área de TIC, a área de Recursos Humanos exige formação e conhecimentos específicos. Conhecimentos que devem ser levados também aos gestores, de acordo com seu nível de atuação.
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20200801 |
Participação em congresso de gestão de pessoas |
Desenvolvimento de gestores |
2 |
Inscrição em eventos de terceiros |
20200802 |
Dimensionamento da força de trabalho |
Aperfeiçoamento da equipe de Gestão de Pessoas nas técnicas e práticas do DFT |
20 |
In-company |
20200803 |
Avaliação de desempenho |
Capacitação da equipe de gestão de pessoas nos fundamentos da avaliação de desempenho |
10 |
EAD |
20200804 |
Elaboração do plano de logística sustentável |
Aperfeiçoamento da equipe do Núcleo Socioambiental |
20 |
EAD – TCU |
20200805 |
Os objetivos do desenvolvimento sustentável |
Aperfeiçoamento da equipe do Núcleo Socioambiental |
20 |
EAD – TCU |
20200806 |
Diversidade e ética no serviço público |
Ampliação da percepção do contexto social e sua dinâmica futura |
100 |
Palestra |
EVENTOS ESPECIAIS QUE DEMANDARÃO CONTRATAÇÕES, INSTRUTORIA INTERNA COM ÔNUS OU SEM
Dentre as ações de desenvolvimento previstas para o ano, tem-se um conjunto de atividades necessárias e que demandarão contratações e formação de turmas, sendo elas:
1. Dia do aposentado: em alusão às comemorações do Dia do Aposentado, ainda em janeiro), prevê-se a realização de um evento, com palestra, teatro e dinâmicas, que envolverão os servidores aposentados e não aposentados em uma ação de educação para a vida.
2. Semana da Mulher: uma semana inteira dedicada à conscientização acerca do papel de homens e mulheres na sociedade moderna, bem como a inserção do tema Diversidade no contexto organizacional. Prevê-se o convite a palestrantes e instituições que apoiem mulheres em situação de risco, bem como servidores que tenham autoridade no tema, para a realização do evento, que ocorrerá de 2 a 6 de março de 2020.
3. II Semana de gestão de pessoas: prevista para acontecer no período de 25 a 29 de maio, a Semana atuará sobre os temas Comunicação não violenta, dia do desafio, sustentabilidade, dimensionamento da força de trabalho e deverá envolver todos os servidores.
4. Educação para a vida: o Programa Segundo Turno agora atuará com novo nome e abrangência, preparando os servidores para uma consciência mais ampla sobre a vida futura, não apenas pela aposentadoria.
5. Conversa entre amigos: programação de qualidade de vida, pra estabelecimento de diálogos produtivos sobre temas de interesse dos servidores e equipes.
Conteúdo será disponibilizado pela unidade que produziu o ato.