Dados abertos e formatos

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) possibilita a extração de relatórios em formatos eletrônicos abertos, garantindo a interoperabilidade e a acessibilidade dos dados para uma ampla gama de usuários. Essa prática promove a transparência e facilita a análise dos dados por parte da sociedade civil, pesquisadores e outros órgãos governamentais.

Abaixo detalhamos os formatos utilizados.

CSV
Significa Comma-Separated Values, ou valores separados por vírgula, e é um formato para armazenamento de dados tabulares em texto. A codificação é muito simples: cada linha do arquivo representa uma linha na tabela, e as colunas são separadas por vírgula. Campos que podem conter vírgula devem ser delimitados por aspas. CSV é recomendado para representação de estrutura de dados mais simples, de natureza tabular, onde não existem subpropriedades ou listas, gerando um arquivo menor e mais leve para processamento. Arquivos CSV são processáveis diretamente por editores de planilhas, como o OpenOffice e o MS Excel.

ODS
Significa Open Document Spreadsheet, é um formato não proprietário de arquivo baseado em XML, padronizado pela ABNT sob a norma NBR ISO/IEC 26300:2006. É comumente chamado de planilha, similar ao XLS do MS Office Excel, porém aberto, devendo ser utilizado em substituição ao XLS. Planilhas são largamente utilizadas, são de fácil utilização e manipuláveis por diversos aplicativos. Apesar de ser um formato estruturado, é muito flexível, possibilitando manipulação e mistura de diversos tipos de dados, como imagens e textos formatados. Para a publicação de dados abertos tabulares, é recomendável a utilização de CSV, pela sua simplicidade e padronização.

JSON
É um acrônimo para JavaScript Object Notation. É um padrão aberto de estruturação de dados baseado em texto e legível por humano. A especificação é a RFC 4627. JSON ganhou maior utilização com o advento do Ajax. A serialização em JSON é muito simples e resulta em uma estrutura pouco verbosa o que se mostra uma ótima alternativa para o XML. JSON possibilita serialização de estrutura de objetos complexos, como listas e subpropriedades. JSON está se tornando o padrão mais utilizado para integração de dados entre repositórios e frameworks, também está se tornando o padrão nativo de armazenamento em alguns bancos de dados modernos.

 

Detalhes dos formatos de acordo com a Cartilha Técnica para Publicação de Dados Abertos no Brasil (link para novo sítio, abre nova janela).

Os dados aqui disponíveis podem ser livremente acessados, utilizados, tratados e compartilhados por qualquer pessoa. Seguem algums dos relatórios e serviços disponiveis:

    • Estatísticas Processuais

    Como exemplo básico, segue o endereço de consulta ao processo 0600002-48.2024.6.22.0004, com registro de entrada em 2024: https://apps.tre-ro.jus.br/kpi/api/v1/indicadores/casos_novos?ano=2024&filter[numero_cont]=0600002-48.2024.6.22.0004

    Acesse a documentação completa para detalhes de utilização da API.

      • Estatísticas eleitorais

      ícone mapa
      Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
      Telefone: (69) 3211-2000
      Ícone horário de funcionamento dos protocolos

      Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
      Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

      Mais informações sobre o horário de funcionamento.

      O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

      Acesso rápido